Não sei se podemos dizer que os docinhos de festa são clássicos brasileiros, mas podemos afirmar sem sombra de dúvidas que as mais deliciosas receitas doces são do nosso Brasil. Afinal quem pode sugerir um docinho mais amado que o Brigadeiro?

Em geral os docinhos de festa que estamos habituados são modelados e preparados à base de leite condensado, manteiga, e outros ingredientes que darão o toque final, como por exemplo, o chocolate em pó para o brigadeiro e o coco ralado para o preparo do beijinho.


RELACIONADAS



O que não dá para negar é: docinho de festa tem sabor de infância, e é a primeira coisa que pensamos ao receber um convite para uma festinha do filho do primo, ou não é? Ademais confere essas receitas de docinhos de festa que A Folha Hoje separou para você.  

Receita de Brigadeiro

Receitas Doces: 3 Docinhos de Festa Clássicos para se Deliciar em Casa. (Foto: guiadasemana.com)
Receitas Doces: 3 Docinhos de Festa Clássicos para se Deliciar em Casa. (Foto: guiadasemana.com)

Famoso e delicioso o Brigadeiro é certamente o doce mais famoso dos brasileiros, sendo uma criação local que logo se espalhou pelo país e tornou tradição nas mesas de docinhos de todas as festas, principalmente as infantis.

Sua origem tem raízes na década de 1940, em uma campanha eleitoral para apoiar a candidatura do Brigadeiro Eduardo Gomes à presidência do Brasil. Preparado com leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate, hoje a receita obteve algumas mudanças, mas o nome Brigadeiro ficou marcado.

Não só a receita do Brigadeiro mudou, sendo hoje preparado com leite condensado, como também foram criadas diversas variações do prato, e podemos citar então o Brigadeirão e o Brigadeiro de colher. Confere a receita de Brigadeiro aqui.

Receita de Beijinho

Receitas Doces: 3 Docinhos de Festa Clássicos para se Deliciar em Casa. (Foto: receiteria.com)
Receitas Doces: 3 Docinhos de Festa Clássicos para se Deliciar em Casa. (Foto: receiteria.com)

A receita de Beijinho de Coco teve origem aqui mesmo no Brasil, não podia ser por menos, uma vez que o docinho é um dos mais populares servidos em festinhas e vendido em lanchonetes e restaurantes.

O Beijinho de Coco tem uma receita parecida com a de Brigadeiro, visto que a base do doce é leite condensado, mas ao invés de utilizar chocolate em pó colocamos coco ralado.

Depois de misturar os ingredientes na panela, levar ao fogo e mexer até desgrudar da panela, colocar em um prato untado e esperar esfriar, basta modelar esse quitute em bolinhas delicadas e passar no coco ralado, enformar e servir. Confere a receita aqui.

Receita de Cajuzinho

Receitas Doces: 3 Docinhos de Festa Clássicos para se Deliciar em Casa. (Foto: gourmetadois.com)
Receitas Doces: 3 Docinhos de Festa Clássicos para se Deliciar em Casa. (Foto: gourmetadois.com)

O Cajuzinho, junto ao brigadeiro e o beijinho de coco, é uma receita de origem Brasileira e se consagrou nas festinhas de criança, tendo sempre seu lugar à mesa dos docinhos de festa. Principalmente quando bem modelado e decorado com amendoim, ou castanha para parecer um caju.

Preparado com leite condensado, castanha, ou caju triturados e um pouco de manteiga, o doce é levado ao fogo e mexido até que atinja o ponto de brigadeiro. Depois de frio, é modelado e passado no açúcar e posto em forminhas de papel para serem servidos.

E para você que não quer esperar pela próxima festinha do bairro para se deliciar em um famoso Cajuzinho, confere essa receita que é uma das mais simples de se preparar, aqui.

Gostou? Então deixe seu comentário.

Até a próxima.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui