Receitas: Pé de Moleque, Delicioso Doce de Festa Junina
Aprenda a fazer um delicioso Pé de Moleque, uma das receitas de doce mais simples e de resultado irresistível sempre presente nas festas juninas.
G M Rhaekyrion - 04 de Junho de 2020 às 22:27:03 , atualizado ás 6:25 PM

O Pé de Moleque é um doce famoso na culinária brasileira, assim como o brigadeiro, que está presente na história de todo mundo, o Pé de Moleque decerto fez parte da sua infância, e eu aposto que você não sabia é que ele possui uma das receitas mais simples de se preparar.

Preparado com amendoim, açúcar, manteiga e leite condensado, esse doce surgiu no século XVI, com a chegada do açúcar no Brasil, inicialmente feito com rapadura e amendoim, e é comum vermos o Pé de Moleque nas comemorações de festas juninas, embora, claro, não se tenha hora para comê-lo.


RELACIONADAS



Segundo historiadores esse nome se deve ao fato de os garotos “arteiros” roubarem o quitute, das vendedoras de rua que gritavam “Pede Moleque!” não precisa roubar, basta pedir. Outras versões contam que o nome do doce veio da sua aparência que lembra os pés dos meninos que viviam descalços nas ruas.

Seja como for, o quitute ganhou o gosto e hoje todo mundo adora esse doce, então vem com a A Folha Hoje conferir essa receita deliciosa de Pé de Moleque. E se você gosta de comidas típicas não deixe de conferir a receita de bolo de milho cremoso.

Receita de Pé de Moleque
Receitas: Pé de Moleque, Delicioso Doce Típico Brasileiro. (Foto: mdemulher.com)

Ingredientes:

  • 500 g de amendoim torrado sem pele;
  • 500 g ou 2 ½ de açúcar;
  • 395 g ou 1 lata de Leite Condensado;
  • 30 g ou 2 colheres de sopa de manteiga;

Modo de preparo:

  • Leve o açúcar, o amendoim e a manteiga ao fogo e mexa enquanto ele carameliza;
  • Em seguida acrescente o leite condensado e continue mexendo até que comece a desgrudar da panela;
  • Por fim coloque em uma superfície lisa untada com manteiga ou com papel manteiga, espere esfriar corte e sirva.

Vídeo Orientador de Receitas:

VEJA TAMBÉM



Postado por: G M Rhaekyrion
Escritora de ficção e fantasia, colunista de site em entretenimento, moda, saúde, beleza e bem-estar. Bióloga por formação, pela Universidade Federal de Alagoas e, eventualmente, faço criticas narratológicas para escritores de ficção.