O Pé de Moleque é um doce famoso na culinária brasileira, assim como o brigadeiro, que está presente na história de todo mundo, o Pé de Moleque decerto fez parte da sua infância, e eu aposto que você não sabia é que ele possui uma das receitas mais simples de se preparar.
Preparado com amendoim, açúcar, manteiga e leite condensado, esse doce surgiu no século XVI, com a chegada do açúcar no Brasil, inicialmente feito com rapadura e amendoim, e é comum vermos o Pé de Moleque nas comemorações de festas juninas, embora, claro, não se tenha hora para comê-lo.
Segundo historiadores esse nome se deve ao fato de os garotos “arteiros” roubarem o quitute, das vendedoras de rua que gritavam “Pede Moleque!” não precisa roubar, basta pedir. Outras versões contam que o nome do doce veio da sua aparência que lembra os pés dos meninos que viviam descalços nas ruas.
Seja como for, o quitute ganhou o gosto e hoje todo mundo adora esse doce, então vem com a A Folha Hoje conferir essa receita deliciosa de Pé de Moleque. E se você gosta de comidas típicas não deixe de conferir a receita de bolo de milho cremoso.
Receita de Pé de Moleque
Ingredientes:
- 500 g de amendoim torrado sem pele;
- 500 g ou 2 ½ de açúcar;
- 395 g ou 1 lata de Leite Condensado;
- 30 g ou 2 colheres de sopa de manteiga;
Modo de preparo:
- Leve o açúcar, o amendoim e a manteiga ao fogo e mexa enquanto ele carameliza;
- Em seguida acrescente o leite condensado e continue mexendo até que comece a desgrudar da panela;
- Por fim coloque em uma superfície lisa untada com manteiga ou com papel manteiga, espere esfriar corte e sirva.