Rinite Crônica | Sintomas, Tratamento, Causas

Rinite Crônica e seus sintomas

A Rinite crônica é uma complicações nasal presente com grande frequência em todo o planeta. Atualmente  há inúmeros tipos de rinite, mas todos possuem algo em comum; a inflamação da mucosa nasal.

Cabe ressaltar que todo conteúdo contido aqui é meramente informativo e não deve ser tomado como diagnostico. Caso haja qualquer suspeita de Rinite Cronica ou outra doença, procure um médico para diagnosticar.

Neste artigo falaremos algumas coisas sobre a rinite crônica baseando-se em fonte devidamente citada, e trataremos dos seguintes tópicos:

  • O que vem a ser a rinite crônica;
  • Como ela é adquirida?
  • Identificação dos sintomas?
  • Como é dado o diagnóstico?
  • Como procede o tratamento?
  • Como evitar a doença.

O que é rinite crônica.

Caracteriza-se como  rinite as inflamações da mucosa nasal. Este tipo de  inflamação, geralmente vem acompanhado de outros sintomas como por exemplo a congestão nasal, os espirros e até mesmo secreções. A inflamação da mucosa nasal, na maioria dos casos é associada a algum fator de alergia, emocional, infecciosas, anatômico ou mesmo ambiente, como mudanças de temperatura.

A rinite afeta pessoas do sexo masculino e feminino e não existe um quadro de idade especifico, ou seja, afeta todas as idades. Ela tende a se agravar mais no período noturno causando grandes desconfortos. Após 3 meses de obstrução nasal ininterrupta, dar-se o nome de rinite crônica.

 

Como ela é contraída?

A rinite geralmente não é uma doença contagiosa, com exceção dos tipos viral ou bacteriana. Estão suscetíveis de contrair-la qualquer pessoa que se submeta a praticas como contato com o ar contaminado ou substâncias que causem irritação, ou ainda, até mesmo a utilização de medicamentos sem a prescrição de um médico.

Com relação ao tipo de rinite alérgica, este pode ser transmitida dos pais para os filhos. Além disso, algumas doenças como a sífilis, sarcoidose, a leishmaniose, a tuberculose e a paracoccidioimicose podem causar o aparecimento da rinite crônica. Pessoas quem fumam ou que são exposta a fumaça excessiva também podem contrair problemas na mucosa nasal.

Quais são os sintomas?

No geral, os sintomas são parecidos para todos os tipos de rinite, inclusive chegam a ser confundidos com outras doenças como é o caso dos resfriados ou sinusite. Sendo assim, procure um médico para que ele possa fazer a avaliação e após o diagnóstico, inicie o tratamento.

Nos períodos de crise de rinite crônica, tornam-se frequentes os espirros. Além disso, o nariz fica congestionado e a coceira nos olhos, céu da boca e próprio nariz torna-se corriqueiro. poderá contar ainda com dores de cabeça e redução do sentido olfativo.

 

Como é feito o diagnóstico?

Procure um médico otorrinolaringologista, e com auxilio de exames de tomografia ou rinoscopia, ele fará o diagnóstico correto. Após certificar-se de que é um caso de rinite, seu médico iniciará o tratamento correto imediatamente.

 

Como é feito o tratamento?

Algumas medidas como o uso de descongestionantes nasais e anti-histamínicos e/ou soro fisiológico podem ser usado para executar a lavagem nasal duas vezes por dia ou mais. Cabe ressaltar que, este tipo de tratamento não deve ser realizado por conta própria, devendo sempre ser sob prescrição médica.  Em casos de obstrução nasal permanente, a cirurgia pode ser o mais recomendado.

 

Formas de prevenir

Existe algumas atividade simples mas que podem fazer toda a diferença na prevenção contra a rinite. O quarto de dormir deve ser ventilado constantemente e está sempre limpo e seco. Evitando a umidade, o abafamento e o acumulo de poeira, estará tomando uma das medidas mais adequada de prevenção.

Para quadros de pessoas que já contraíram a doença, atitudes como evitar o uso de cobertores, tapetes, cortinas e outros coletores de poeira e os ácaros, ajudará na redução de crises. Além disso, as fronhas e os lençóis precisa ser lavados semanalmente e fazer a substituição roupas de lã tendem a irritar a mucosa nasal, para dar preferência para as feitas de algodão ou de materiais sintéticos.

Espero que essas informações sobre a Rinite Crônica tenham ajudado, e qualquer dúvida procure um médico.

Se gostou compartilhe nas rede sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here