-Publicidade-

Saiba mais sobre o juros rotativo do cartão de crédito

-Publicidade-

Você já ouviu falar o juros rotativo do cartão de crédito?

O juros rotativo do cartão de crédito é usado quando a pessoa não pode pagar o valor total da fatura, pagando entre o mínimo e total.

Com isso, os bancos geram um juros rotativo do cartão de crédito que será debitado na próxima fatura.

E é isso que faz com que a pessoa possa acumular dívidas, porque os juros rotativo do cartão de crédito são bastante altos, prejudicando o orçamento familiar as a finanças.

-Publicidade-

Saiba o que é o juros rotativo do cartão de crédito

Saiba mais sobre o juros rotativo do cartão de crédito (Foto: Internet)

O juros rotativo do cartão de crédito aparece quando o cliente do banco paga o valor mínimo da fatura do cartão de crédito.

-Publicidade-

Em 2017, o Conselho Monetário Nacional estipulou que os bancos tem a obrigatoriedade de transferir essa dívida para o crédito parcelado, que é uma opção de juros menores.

As instituições financeiras não podem, portanto, adiar essa dívida para mais de um mês. Com os juros tão altos, ela poderia ganhar proporções tão grandes que o cliente não conseguiria mais pagá-la.

O problema é que, enquanto que os juros no rotativo tiveram redução de lá pra cá, houve aumento nas taxas do parcelamento das faturas. Para ter uma ideia, esse aumento foi de 15 pontos percentuais no ano passado, fechando dezembro com taxas de 169% ao ano.

A alternativa oferecida pelo banco, portanto, também não ajuda a aliviar a dívida. Nem facilita a vida do cliente.

-Publicidade-

A única solução, segundo os economistas, para não se endividar ainda mais, é tentar conseguir um empréstimo barato com o banco. Assim, você paga o cartão de crédito com esse dinheiro. Uma solução muito utilizada é o crédito consignado.

Fique atento ao juros rotativo do cartão de crédito

O crédito rotativo só tem real utilidade para quem pretende pagar o valor integral da fatura do cartão de crédito muito em breve.

Se a pessoa deixar de pagar o restante do valor dentro de poucos dias ou semanas, o montante que faltou pagar será lançado para o mês seguinte. Porém, os juros rotativo do cartão de crédito serão os mais altos do mercado, além de pagar uma multa alta pelo atraso.

Por todos esses motivos apresentados, pagar juros rotativo do cartão de crédito deve ser a última opção.

O que mudou em 2017 para o juros rotativo do cartão de crédito

Antes de abril de 2017, para que seu nome não ficasse sujo, era preciso pagar pelo menos 15% do valor total da fatura do cartão de crédito. Os 15% eram, assim, o pagamento mínimo obrigatoriamente estabelecido.

O valor que faltou pagar ficava para o mês seguinte, junto com os juros e a multa abusiva. Dessa forma, no mês seguinte, o cliente do cartão teria de pagar aquele valor que faltou, somada às taxas altas pelo atraso.

Em grande parte dos casos a pessoa, endividada, não conseguia, novamente, pagar pelo valor integral. Como consequência, pagava o valor mínimo que poderia pagar e no mês seguinte teria outra surpresa.

Com as mudanças estabelecidas a partir de então, quem não conseguir fazer o pagamento total da fatura do cartão de crédito pode fazer o pagamento de 15% do valor integral. Mas isso somente durante um mês.

Na próxima fatura recebida, ele já não consegue pedir o crédito rotativo. Isso porque a instituição financeira fica obrigada a fornecer uma linha de crédito de parcelamento da dívida.

Dicas para não ser prejudicado pelo juros rotativo do cartão de crédito

– Faça o possível para não atrasar o pagamento da sua fatura do cartão de crédito;

– Pague o valor total da fatura, se você não quer pagar juros altos demais;

– Caso você não tenha o valor total para quitar a dívida, considere pegar um empréstimo. No próprio banco, você pode conseguir negociações de empréstimos com juros muito mais baixos do que se simplesmente parcelasse a sua fatura do cartão.

Quer saber mais sobre juros rotativo do cartão de crédito?

Siga agora mesmo nossas páginas do Facebook e do Instagram e permita notificações para receber mais notícias sobre jogos Ao Vivo, futebol, esportes e etc.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos termos de uso Aceitar Ler Política