Mesmo diante deste período de pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de São Paulo tem desenvolvido inúmeros projetos e ações direcionadas as pessoas com deficiência residentes no município. Tais ações são realizadas através da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência -SMPED.

Entretanto, uma demanda diferente chegou a SMPED, a solicitação de auxílio no atendimento de três munícipes venezuelanos surdos. Eles recorreram, inicialmente, ao apoio da Supervisão de Assistência Social (SAS/Jabaquara).


RELACIONADAS



Contudo, foi realizado agendamento de horário, e na quarta-feira (15) as três pessoas foram atendidas pela Central de Intermediação em Libras -CIL. A responsável pelo atendimento foi a intérprete de Libras Sara Cardenas, também venezuelana e refugiada em São Paulo.

Loading...

Na ocasião buscou-se um intérprete que soubesse a língua Venezuela de Sinais. Inicialmente, o atendimento seria feito por um intérprete que estava no Panamá, mas foi encontrada uma solução bem próxima, em São Paulo mesmo.

Sara Cardenas, ficou emocionada e afirmou que sente-se orgulhosa em poder colaborar e ajudar outros venezuelanos.

Loading...

Mais detalhes sobre o atendimento realizado em São Paulo

Surdez: Prefeitura de São Paulo realiza ações voltadas aos deficientes
Surdez: Capital de São Paulo realiza ações direcionadas aos deficientes – Foto: Adriana Ramalho

Primeiramente, a CIL é um serviço gratuito de intermediação em português/libras, através de videochamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos que pode ser feita em posto presencial ou pelo aplicativo CIL-SMPED.

“O objetivo da CIL é promover a autonomia das pessoas com deficiência auditiva. A SMPED tem um papel fundamental de garantir o cumprimento dos direitos e inclusão das pessoas com deficiência, sempre contando com o apoio da comunidade surda, para que o serviço seja referência nacional…”, ressalta o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

“…Esse atendimento especial deixa claro o serviço sério e de qualidade que a Prefeitura vem fazendo”, concluiu.

O funcionamento da CIL ocorre durante 24 horas, por meio do aplicativo, website e postos de atendimento. Portanto, as pessoas com deficiência auditiva e surdos podem contatar ou utilizar os serviços públicos municipais da cidade com acesso a CIL a qualquer hora.

Loading...

Para receber mais conteúdos como este acesse a nossa guia de notícias e clique no botão azul Criar alerta. Assim você ficará informado sobre várias notícias do Brasil e do Mundo.

https://www.instagram.com/p/CCtxi8fJXnH/?utm_source=ig_web_copy_link
Surdez: Capital de São Paulo realiza ações direcionadas aos deficientes
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui