5 dicas para manter o pulmão saudável

Conheça e entenda os benefícios de um pulmão saudável.

Por: Elias Ribeiro - Médico Pneumologista
25/07/2021 às 02:07 - atualizado em 25/07/2021 às 14:32

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

Protagonistas do sistema respiratório, os pulmões são órgãos essenciais e fundamentais para o corpo todo, afinal, são eles que realizam as trocas gasosas necessárias à vida.

E, mesmo que se tenha uma vida sem tabagismo, é importante tomar cuidados para a saúde do pulmão, que depende de diversos aspectos, desde alimentação, atividade física e cuidados com a poluição. Então, o que é necessário para se ter um pulmão saudável?

“Parece simples, mas, o pulmão é um órgão complexo. Sua saúde depende de conseguir realizar o processo de expiração e inspiração de forma completa e contínua”.

Ter um pulmão saudável traz benefícios ao corpo todo, não apenas por ser um órgão que trabalha em conjunto com outros, mas, sobretudo, porque traz oxigênio para dentro, algo vital.

Entre os benefícios de um pulmão saudável estão melhorar a respiração, ter mais disposição para atividades do dia a dia, como subir escadas ou ruas íngremes, elevar a qualidade de vida e, obviamente, prevenir doenças e complicações. As principais são pneumonia, tuberculose, enfisema pulmonar e o câncer de pulmão. “Além disso, quando se tem alguma doença associada, evita-se uma comorbidade por conta do pulmão”.

Quais São as 5 dicas para manter o pulmão saudável?

5 dicas para manter o pulmão saudável Foto: Pixabay

1-Praticar exercícios físicos: essa dica vale para manter o corpo todo saudável. No caso do pulmão, combate obesidade e hipertensão, o que impacta e sobrecarrega menos a atividade pulmonar. O exercício também aumenta a frequência cardíaca e melhora a respiração, elevando a capacidade respiratória.

2-Alimentação saudável: uma dieta equilibrada aumenta a imunidade do corpo e fortalece o sistema imunológico. Assim, evita-se doenças infecciosas mais graves. Por isso, inclua no cardápio frutas, vegetais, proteínas e gorduras boas, preferindo o que for natural a alimentos industrializados e ultraprocessados.

3-Tome água: não é só porque a maior parte do corpo é composta de água que se deve ingerir líquido durante todo o dia. Sobretudo, porque, assim, é possível manter a consistência do muco e evitar problemas de respiração além de infecções. A hidratação ajuda ainda na realização de movimentos melhores, incluindo o da respiração.

4-Não fume: evitar o tabagismo é fundamental para se manter a saúde do pulmão. Qualquer tipo de fumo afeta, mais ou menos, os órgãos respiratórios. Além disso, ser um fumante passivo também prejudica seus pulmões. O ideal é ficar longe do cigarro mesmo!

5-Mantenha a limpeza dos ambientes: nem sempre a limpeza do dia a dia é capaz de retirar toda a poeira de camas, sofás, cadeiras, tapetes, ventiladores, condicionadores de ar, além dos pelos dos animais de estimação. Por isso, grandes limpezas periódicas contribuem para retirar tudo o que pode interferir na sua respiração. Ácaros e mofos desencadeiam doenças respiratórias

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News

Elias Ribeiro
Dr. Elias Ribeiro é Médico Pneumologista, especialista em cirurgia torácica e medicina intensiva.