Entenda os benefícios do gengibre

0
Gengibre

O gengibre é uma raiz herbácea da família das Zingiberaceae, possui origem na ilha de Java, Índia e China, uma planta que tem preferência por regiões tropicais. Também é conhecido por mangarataia pelos brasileiros do norte.

Popularmente conhecido por seus efeitos termogênicos, associados a perda de peso, assim como propriedades diuréticas, que reduzem a retenção de líquidos.

Nesse sentido, o gengibre pode ser utilizado na dieta na forma de fatias ou pó, acrescido em sucos, vitaminas e chás. Vamos conhecer os demais benefícios dele e algumas receitas? Dê uma olhada nos tópicos que seguem.

Benefícios do gengibre para a saúde

Os benefícios do gengibre são diversos, mas possui atividade positiva principalmente no sistema digestivo e na manutenção do metabolismo. Confira 10 benefícios dele.

1. Auxilia na redução do peso

O gengibre se utiliza de um mecanismo de aumento da temperatura corporal, que por consequência acaba aumentando o gasto calórico, esse processo nós chamamos de termogênese, e só os alimentos temogênicos fazem isso.

Os alimentos temogênicos como o gengibre e a canela, também são associados com a aceleração do metabolismo celular.

Não esqueça que devem estar aliados a mudança de estio de vida, para ser efetivos no processo de perda de peso.

2. Reduz a asia e náuseas

A princípio o gengibre em forma de chá consegue reduzir a asia, devido a presença de gingerol, chogaol e zingerona, que são  substâncias anti-inflamatórias, que diminuem as feridas que pode acontecer no esôfago, assim como reduzem a acidez presente no estômago.

Bem como, atua sobre as náuseas aumentando o relaxamento do estômago e auxiliando na digestão facilitada dos alimentos.

Nesse sentido, o gengibre pode ser um ótimo aliado das gravidas, pois a gestação é o período em que acontece mais enjoos.

chá de gengibre para imunidade

3. Aumenta a imunidade

A raiz do gengibre possui propriedades antioxidante, que auxilia na melhora do sistema imunológico, através da eliminação de radicais livres.

Aumentando a atividade de enzimas antioxidantes endógenas, como a catálase e o superóxido dismutase, assim como, preservar as vitaminas C e E no corpo.

Além de que, sua ação anti-inflamatória, consegue reduzir os sintomas gripas, protegendo seu organismo de desenvolver quadros de doenças respiratórias agudas.

4. Reduz a produção de gases

Sucos com adição de fatias de gengibre, podem reduzir os gases intestinais, pois trabalha sobre o relaxamento do musculo do abdômen, impedindo a produção de flatos.

Ainda outro benefício que pode ser citado aqui, é que ele ajuda a reduzir a distensão abdominal, diminuindo a sensação da barriga inchada.

5. Reduz as dores de cabeça

O gengibre é composto por gingerol, uma substância que age ativamente sobre o bloqueio da síntese de prostaglandina e reduzindo os sintomas de inflamação e dor.

Neste caso, o gengibre acaba fazendo um papel semelhante ao da aspirina, que é um dos medicamentos mais utilizados para redução da cefaleia.

6. Melhora a atividade do coração

Esta raiz é capaz de reduzir o colesterol, devido ser rico em polifenóis e possui muitas propriedades antioxidantes, funciona como um protetor do órgão mais importante do bombeamento de sangue do nosso corpo, o coração.

7. Reduz a Pressão

Alguns pesquisadores acreditam que o gengibre, tem uma enzima de conversão da angiotensina, que trabalha reduzindo os sintomas da pressão arterial elevada. Além disso, o tempero também é rico em polifenóis, um tipo de antioxidante que possui propriedades protetoras do coração.

8. Controla a diabetes

O consumo frequente do gengibre, podo estar associado a melhora dos níveis de glicose no sangue, pois sugere-se que ele potencializa a síntese de insulina do seu corpo.

Do mesmo modo, reduz a resistência do corpo ao hormônio, assim permite que seu corpo tenha os níveis de glicose sempre adequados.

9. Protege o estômago da H. Pylori

O gengibre tem potencial ação contra a bactéria mais prejudicial ao estômago, a H. pylori, que é a causadora de muitas doenças, como: gastrite, ulceras e até alguns tipos de câncer.

10. Diminui as cólicas da menstruação

O chá de gengibre, como citado anteriormente, tem ação anti-inflamatória e analgésica, que durante o período menstrual, pode ser um forte aliado de nós mulheres, acalmando as dores das cólicas

Chá de gengibre

Sugestão de uso do gengibre

O gengibre é uma especiaria que você pode consumir, cru, em conserva, como tempero, em chás e na água.

Modos de uso:

  • Na forma de chás: a infusão de pedaços da raiz de gengibre, por aproximadamente 30 minutos, sem acrescentar açúcares.
  • Como tempero: pode ser usado para dar sabor acentuado, tanto em pratos salgados como doces, podendo ser usado na forma de pó ou cristalizado.
  • Em Sucos: interessante de liquidificar algumas fatias de gengibre, com furtas mais cítricas, conferindo um sabor maravilhoso e refrescante,
  • Na água: algumas pessoas não conseguem ingerir a quantidade de água diária, se ela não tiver algum sabor, a utilização de apenas 2 pedacinhos de gengibre, já consegue fazer a pessoa melhorar o consumo.
  • Em Pedaços: mastigar pedaços de gengibre, ajuda no controle da ansiedade e melhora os sintomas da garganta inflamada.

Contraindicação no uso de gengibre

A contraindicação no uso da raiz, está relacionada a pessoas com alergia ao gengibre e que estejam em uso de medicações anticoagulantes.

Sugere-se a recomendação diária de uso até 10 gramas de raiz fresca ou 5 gramas do gengibre em pó. O uso exacerbado pode irritar o estômago.

Referências:

MARTINS, E. R. et al. Plantas Medicinais. – Viçosa: UFV, 2000. 220p.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao acessa-lo você concorda com nossas políticas de privacidade. Continuar Ler Política

Cookies & Políticas