Pitaya: a fruta que vem ganhando espaço na vida das pessoas

A pitaya possui muitos antioxidantes, auxiliando a combater o envelhecimento celular e ajudando no emagrecimento. Confira outros benefícios!

Por: Josebel Pacheco - Nutricionista
26/05/2021 às 17:00 - atualizado em 26/05/2021 às 11:22

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp
Tipos de pitaya
Tipos de pitaya

A Pitaya é uma fruta de aparência muito bonita e sabor diferenciado, rica em fibras e pobre em calorias, podendo ser uma aliada no emagrecimento.

Aqui no Brasil, a fruta vem ganhando popularidade e também acaba sendo chamada de fruta-dragão, devido sua aparência.

Ela é um espécie variada de cactos epífitos muito popular nos Estados unidos, e é nativa da América Central e do México.

Contudo, pode ser cultivada em Israel, na China e aqui no Brasil na região nordeste, por ser uma planta noturna, o cultivo deve ocorrer a noite. Conheça abaixo os benefícios da fruta.

Benefícios ao consumir Pitaya

Os benefícios do consumo estão relacionados com a presença de diversas propriedades que são antioxidantes, o que reduz o envelhecimento celular e melhora, de forma geral, a imunidade.

Confira os 5 principais benefícios da fruta

1. Aumenta a imunidade

Devido a presença de vitamina E, que é uma substância lipossolúvel que faz parte do grupo dos toferóis, sendo um antioxidante lipossolúvel fundamental para a manutenção do organismo.

A atividade da vitamina E sobre a célula, diminui a quantidade de radicais livre presentes no corpo.

2. Previne resfriados

A Pitaya é muito potente contra resfriados, porque ela é uma fruta rica em vitamina C, e sua utilização frequente serve como uma proteção no desenvolvimento de doenças.

Além de que, a vitamina C é um poderoso coadjuvante na recuperação de quadros anêmicos, pois ela auxilia na absorção do ferro. Então, recomenda-se o uso de frutas com vitamina C, juntamente com as refeições principais almoço e jantar, onde no geral há maior quantidade de ferro.

3. Melhora a visão

Por ser rica em β-caroteno a Pitaya serve como uma protetora dos olhos, porque a presença dessa substância melhora a sensibilidade dos olhos à luz.

Benefícios da Pitaya

4. Controla o intestino

As fibras são os principais compostos que melhoram o transito intestinal e combatem a prisão de ventre, 100 gramas de Pitaya possue, aproximadamente 11 gramas de fibras, sendo que a recomendação diária do consumo de fibras é entre 25 a 30 gramas.

Você pode perceber que ela corresponde a mais ou menos 36% da recomendação diária de consumo de fibra, pode ser sua aliada, mas não esqueça que todas as fibras só melhoram o intestino mediante a um consumo de água adequado.

5. Previne o câncer

Devido seu alto teor de antioxidantes, participa da eliminação dos radicais livres, sendo assim pode auxiliar a prevenir o organismo do desenvolvimento de cânceres.

Pitaya ajuda a perder peso?

Sim, a Pitaya é uma fruta que pode auxiliar no emagrecimento, pois é rica em fibras. As fibras auxiliam na saciedade, porque fazem com que o corpo emita menos sinais de fome e por consequência você irá reduzir o consumo de alimentos, nesse processo acaba perdendo peso.

Outro ponto importante de ressaltar é a presença da tiramina, que trabalha ativando o Glucagon e estimulando o corpo a utilizar as reservas de gorduras.

Tipos de Pitaya

A variação da Pitaya está relacionada a sua cor e possui 3 tipos:

  • Pitaya amarela com polpa branca;
  • Pitaya rosa com polpa vermelha;
  • Pitaya rosa com polpa branca.

Em todas elas, há presença de grande quantidade de sementes pretas distribuídas pela polpa. A parte comestível da planta é a polpa inteira, inclusive com as sementes.

Composição nutricional

Em 100 gramas de Pitaya você consegue obter:

  • 50 kal
  • 0,4 g – Proteínas
  • 0,1 g – Gorduras     
  • 13,2 g – Carboidratos        
  • 4 mg – Vitamina C  
  • 10 mg – Cálcio        
  • 16 mg  – Fósforo     

A fruta pesa em torno de 200 e 600 gramas, basta você fazer o proporcional, para verificar quanto de cada nutriente está ingerindo.

Como comer a Pitaya?

Para você conseguir comer a Pitaya, deve-se cortar a fruta no meio, e comer somente a sua polpa, não precisa retirar as sementes.

Além disso, a polpa da Pitaya também pode ser consumida em saladas, sucos, vitaminas, geleias, sorvetes ou doces de sobremesa. Segue uma receita de suco.

Suco de pitaya

Suco de Pitaya com água de coco

Ingredientes:

  • 200g de polpa de Pitaya
  • 1 copo de água de coco
  • Suco de ½ limão

Modo de preparo:

  • No liquidificador, adicione todos os ingredientes, cuidado para retirar as sementes do limão, assim não corre o risco de amargar;
  • Bata até ficar homogêneo;
  • Adicione gelo e sirva.

Referências:

DIAS, P. S. M. Composição centesimal, atividade antioxidante, teor de compostos fenólicos e ecotoxicidade da polpa de frutos de pitaia branca (Hylocereus undatus) e pitaia vermelha (Hylocereus polyrhizus). Universidade Federal de Juiz de Fora,  p. 63, 2016.

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News
Josebel Pacheco

Josebel Pacheco
Josebel Pacheco, nutricionista formada pela Unisinos, com registro do Conselho Regional de Nutricionista-CRN2: 12962. Saiba mais sobre Josebel em seu perfil!