14 benefícios do chá de camomila para sua saúde

Entenda como armazenar, preparar e consumir esse poderoso chá!

Por: Juci Rodrigues - Nutricionista
20/04/2021 às 16:38 - atualizado em 22/04/2021 às 00:40

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

A camomila é uma planta de uso medicinal, tem como nome científico Matricaria chamomill, nativa da Europa, da família das Asteraceae.

Comumente conhecida pelos seus poderes relaxantes. É uma planta que possui flores amarelas com branco, de caule pequeno atingindo entre 30 e 50 centímetros de altura, fertiliza em ciclos anuais.

Muito divulgada e conhecida pelo mundo inteiro, os compostos da camomila podem ser utilizados de forma diferente, em cada parte. As flores possuem alto índice de flavonoides, cumarinas e óleo essencial. 

Como usar a camomila 

Utilizada geralmente como chá através da infusão. Infusão é a bebida resultante da imersão de folhas e frutos, em água quente, o ideal é que não ferva é interessante que antes da água entrar em ebulição seja desligado o fogo, e então adicionar as folhas e/ou frutos.

O chá de camomila é muito simples de ser feito, agora descreveremos o modo de preparo:

  1. Aqueça 1 xícara de chá, antes de ferver desligue;
  2. Adicione 3 colheres de sopa de flores  camomila;
  3. Tampe o recipiente e deixe descansar por 10 minutos, após é só coar e beber!

O ideal é que este chá não seja adoçado, então uma opção muito saudável é adicionar uma fruta em fatias finas ou até mesmo uma fruta seca, como a maçã. Outra opção é a utilização de uma porção de suco junto do chá, sempre evitando sucos industrializados e adoçados. 

Você também pode utilizar o chá misturado com leite desnatado ou fazer a infusão diretamente no leite. Poderia servir como ceia, que é a refeição feita antes de dormir, assim ficará alimentado e proporcionará um sono mais tranquilo.

Camomila como remédio

14 Beneficios do chá de camomila!
14 Beneficios do chá de camomila! (foto: A Folha Hoje)

A camomila como uso medicinal é utilizada como chá (infusão) ou como óleo essencial, auxilia na digestão, cólicas intestinais, náuseas e vómito. Também tem efeitos positivos no sistema nervoso central, auxiliando contra a insônia e diminuindo a ansiedade, problemas recorrentes no século XXI.

É extraído da planta um óleo chamado de azuleno, que auxilia no tratamento edemas, inflamações, alergias e queimaduras cutâneas.  

Camomila como cosmético

Na indústria de cosméticos a camomila é utilizada com frequência, devido suas propriedades calmantes, para a pele.

No tratamento da pele o chá de camomila deve ser aplicado frio para potencializar os efeitos de calmantes, tonificando a pele e hidratando. 

Pessoas que possuem imperfeições como edemas cutâneos, inflamações de espinhas e rosácea, trabalha diminuindo a vermelhidão e reduzindo a inflamação. 

Para fazer em casa: 500ml de água e 2 colheres de sopa cheia de flor de camomila. Aplicar duas vezes ao dia.

Nos cabelos a camomila possui um efeito clareador e muitos shampoos para loiras, levam essa planta em sua formulação, aumentando o brilho e destacando a cor dourada. 

Armazenamento da camomila

A camomila é uma erva que necessita de alguns cuidados quanto ao armazenamento, para evitar a proliferação de “bichinhos”. Ela deve ser armazenada em local seco, longe do calor e da exposição solar, interessante também armazenar em sacos vedados, retirando todo o ar.

Já o armazenado do chá de camomila é um pouquinho diferente. Muitas vezes as pessoas, na intenção de facilitar a rotina, gostam de fazer alguns alimentos ou chás em quantidade maior, a fim de poupar o tempo. Principalmente o chá de camomila que pode ser ingerido ao longo do dia, mais que uma vez.

Então logo vem o questionamento, “posso fazer o chá de camomila em quantidade maior e guardar na geladeira?”. 

Sim! É possível fazer o chá em um único momento e ir utilizando ao longo do dia, contudo não é interessante que seja armazenado na geladeira, pois a erva ao ser muito resfriada pode perder parte de suas propriedades benéficas. 

Então, o ideal é que o chá após estar pronto fique em temperatura ambiente!

Benefícios do chá de camomila

Os benefícios do chá de camomila são diversos, o mais divulgado e conhecido pelas pessoas está relacionado a ansiedade, devido a camomila ser relaxante. Contudo o chá de camomila apresenta diversos outros benefícios, que citaremos logo abaixo: 

  • Diminui a hiperatividade, podendo ser ofertado inclusive para as crianças agitadas;
  • Reduz a insônia, pois mantem o corpo relaxado durante a noite;
  • Melhora a má digestão de alimentos;
  • Traz alívio para enjoos, indicado também gestantes, mas a frequência e quantidade deve ser estabelecida pelo médico que acompanha a gestante, pois pode proporcionar contrações antecipadas quando consumido em quantidade grande;
  • Potente relaxante muscular, devido à presença de glicina;
  • Reduz a cólica menstrual;
  • É anti-inflamatório, auxiliando no tratamento de feridas;
  • Promove limpeza da pele, reduzindo as impurezas;
  • Reduz dores de cabeça;
  • Aumenta a imunidade, devido à presença de cálcio, magnésio, potássio, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina A;
  • Ajuda no controle de doenças respiratórias, através a inalação do chá;
  • Reduz níveis de febre;
  • Auxilia doenças vaginais por fungo, através de banho de assento;
  • Melhora o fluxo sanguíneo.

Efeitos colaterais do chá de camomila

A contraindicação do chá está relacionada à alergia e hipersensibilidade a planta. 

O uso do chá de camomila por crianças deve respeitar as indicações do pediatra em relação à quantidade e frequência.

Claro que também deve ser levado em consideração as quantidades, acima de 3 litros de chá no dia, pode gerar desconforto abdominal e até mesmo intoxicação. 

Camomila coadjuvante no tratamento de doenças

A principal característica do chá de camomila é ser calmante, devido a isso ele tem impacto sobre a pressão arterial sistêmica (HAS), podendo auxiliar na redução da pressão, participando do tratamento da Hipertensão, claro que não exclui o tratamento medicamentoso, quando for ocaso.

Diabetes – O chá de camomila por possuir ação antioxidante também participa no controle da glicemia, principalmente quando utilizado com canela. Claro que aliado a uma dieta balanceada e atividade física. 

Refluxo gastresofágico – A indicação do chá de camomila para o refluxo é de 2 xícaras ao dia, em dois momentos, trazendo alívio para o esófago que sofre atrito, devido os constantes contatos com suco gástrico, por causa do refluxo. 

Podemos concluir que os efeitos do chá de camomila para a saúde são muitos, mas sua principal atuação é como calmante, atingindo pele, sistema gástrico e sistema nervoso. 

Referências

BELETTINI, Salviano Tramontin ; DONADEL, Guilherme; DALMAGRO, Mariana; OTENIO, Joice Karina; PINC, Mariana Moraes; SABEC Giuliana Zardeto; LOURENÇO, Emerson Luiz Botelho Alternative treatment of premenstrual syndrome with chamomile, apple and passion fruit. RSD, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8702 Acesso em: 08 abr. 2021.

CARVALHO, Camila Regina Silva. Potencial antioxidante e teor de compostos  fenólicos dos chás de hortelã (mentha spicata), camomila (matricaria chamomilla) e capim-cidreira (cymbopogon citratus). Universidade Federal de Uberlândia. Minas Gerais, 2019. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/225487127.pdf Acesso em: 08 abr. 2021.

LEGNNAIOLI, Setella. Chá de camomila: para que serve? Ecycle, [s.d?]. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/6793-cha-de-camomila.html Acesso em:08 abr. 2021.

MATSUSHITA ,Milton Satoshi; DESCHAMPS, Cícero; JÚNIOR, Cirino Corrêa. Análise socioeconômica da produção de capítulos florais e óleo essencial de cultivares de camomila. GEPEC, 2017. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/16353 Acesso em: 08 abr. 2021. 

ONOFRE, Alberto Vinicius Casimiro; LIMA, Maria Elza de Oliveira; BARROS, Mariana Luz Pessoa.  Plantas medicinais.  Repositório UFSC, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/193336/PLANTASMEDICINAIS2016CA.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 08 abr. 2021.

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News
Juci Rodrigues

Juci Rodrigues
Juci Rodrigues, nutricionista formada pela Universidade Federal de Sergipe, com registro do Conselho Regional de Nutricionistas CRN-5 13384. Graduanda em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional. Conheça mais sobre Juci em seu perfil