10 Dicas para perder barriga de forma rápida e saudável

0

Atualmente as pessoas tem se preocupado muito com a estética, e por consequência a busca por dietas para perder peso rápido tem crescido bastante.

Pensando nisso, um dos pontos que mais incomoda as pessoas é a gordura localizada na região abdominal. Que geralmente é a mais difícil de perder!

Tanto para perda de peso geral, como para redução da gordura abdominal, a mudança de hábitos faz-se necessária. Aqui neste artigo você vai encontrar 10 dicas para te ajudar no processo de perda de gordura localizada na barriga. Confira!

1 – Realize ao menos um exercício físico para perder barriga

No processo de perda de peso, o exercício físico é fundamental, porque através dele aumentamos o gasto calórico.

Afinal, a lógica da perda de peso é a seguinte: gastar mais do que consumir. Então, lógico que além de gastar mais calorias, você também necessitará controlar a alimentação.

Além da estética, os exercícios trazem diversos benefícios à saúde, porque a gordura abdominal pode aumentar a chance de desenvolver doenças do coração e respiratórias.

Quais são os exercícios físicos para a perda da gordura da barriga?

  • Prancha frontal – ela acelera o metabolismo, previne o corpo de desenvolver lesões e melhora a postura. A execução é simples, fique com quatro apoios: antebraços estendidos e pés afastados, na mesma base que o quadril. É recomendado ficar um tempo entre 40 e 60 segundos, mas comece aos poucos.
  • Pular corda – precisa de um pouco mais de condicionamento físico, mas aumenta muito o gasto calórico. Comece com uma velocidade lenta e aumente gradativamente.
  • Caminhada, esteira e corrida – exercícios conhecidos popularmente para quem quer reduzir o peso, 1 hora de caminhada pode te ajudar a reduzir até 500 calorias.
  • Corrida no lugar – esse exercício te ajudará na perda de gordura da barriga, mesmo sem precisar sair de casa, você só precisará de um tênis e a dinâmica aqui é fingir que está correndo sem sair do lugar.
  • Bicicleta no ar – esse também é um exercício que você consegue fazer no seu lar, basta ficar deitado e levantar as pernas, sem erguer o bumbum e as costas do chão, simulando uma pedalada.
  • Abdominal reto – bem tranquilo de ser realizado, ajuda a fortalecer a região do abdômen e promove a queima de gordura. Para realizar basta deitar no chão ou colchonete, dobrar os joelhos e manter os pés no chão, paralelos ao quadril e as mão na cabeça, sem forçar, e flexionar o abdômen, a lombar não deve sair do chão. Comece fazendo 10 abdominais e aumente gradativamente.

Importante lembrar, que o ideal é realizar todas as atividades físicas com o acompanhamento de um profissional de educação física.

2 – Consuma no mínimo 2 litros de água por dia

Para perder gordura da barriga, você precisa manter seu corpo hidratado, o calculo da hidratação é: 35 ml por kg de peso corporal. Além do mais, a ingestão de água diminui a retenção de líquidos.

Nesse sentido, para reduzir a retenção de líquidos podemos utilizar alguns chás como: chá de hibisco, chá verde e chá de cavalinha.

3 – Reduza o consumo de sal

O sal é um veneno, quando consumido em grande quantidade, pois em sua composição tem o sódio que é um nutriente que pode acarretar retenção de líquidos, dando a sensação de inchaço.

Então, consuma pequenas quantidades. A recomendação é que não se ultrapasse, muito, a meta de 1 grama no dia.

4 – Evite comer gorduras, frituras, refrigerantes e doces

Esses tipos de alimentos promovem um ganho de peso corporal muito grande, além de trazerem malefícios ao corpo, como o aumento do colesterol.

Portanto, coma em pequenas quantidades e eventualmente, não deixe fazer parte do seu dia a dia.

5 – Consuma mais proteína

As proteínas são macronutrientes de alto valor biológico, e existe uma afirmação de que são melhores aproveitadas pelo corpo.

Pensando nisso, estima-se que entre 25 % a 30 % das calorias de cada grama de proteína são queimados na digestão, quando comparada com o carboidrato que seria entre 6 % e 8 %.

Além do que, as proteínas produzem maior saciedade e por consequência você não precisará ingerir grandes quantidades, então conseguirá reduzir as porções.

6 – Cuidado com alimentos ricos em enxofre

Alguns alimentos possuem a característica de deixar a barriga inchada, eles tem na sua composição o enxofre. São eles:

  • Leguminosas – soja, feijão, ervilha e lentilha;
  • Nozes, castanhas e amendoim;
  • Ovos de galinha e codorna;
  • Alguns vegetais como: aspargos, brócolis, couve-de-bruxelas, repolho roxo, cebola, rabanete;
  • Cerveja.

Você não precisa excluir completamente, mas deve consumir em menor quantidade e não todos os dias.

7 – Comece as refeições com um prato de salada

Aumentar o consumo de salada no almoço e no jantar te permitirá reduzir as porções nestas refeições.

Porque a salada possui poucas calorias e te ajudará a se sentir mais saciado e assim você conseguirá controlar seu apetite.  

8 – Use alimentos que aceleram o metabolismo

Alguns alimentos possuem propriedade que auxiliam o corpo a queimar mais gorduras.

São os chamados alimentos termogênicos, observe quais são eles:

  • Pimenta vermelha
  • Mostarda
  • Canela
  • Chá verde
  • Gengibre
  • Café

9 – Fuja das sobremesas

As sobremesas são preparações ricas em calorias e açúcares.

Além disso, se somarão as calorias ingeridas no almoço, deixando a refeição muito mais calórica do que deveria ser.

Observe se você realmente precisa dela ou se a sobremesa é apenas um hábito adquirido.

10 – Cuidado com os “milagres” da internet

Observe muito bem as orientações que você busca na internet.

Muitas dicas milagrosas de tratamento naturais para perder barriga, são na verdade substancias mascaradas como, anfetaminas, ansiolíticos, diuréticos ou antidepressivos.

Até poderão surtir efeito, mas acabará trazendo problemas de saúde, porque nenhuma medicação pode ser usada sem acompanhamento de um médico.

Outras dicas para perder barriga em 1 semana

As dicas relacionadas a perda de gordura abdominal, são:

  • Faça, no mínimo, 6 refeições por dia, em quantidades pequenas;
  • Coma legumes e verduras todos os dias, ao menos 2 porções;
  • Coma 2 frutas todos os dias, sempre frutas de tipos diferentes;
  • Consuma iogurtes, eles tem lactobacilos vivos e auxiliam a melhorar o intestino, diminuindo a barriga por consequência.

Agora é só colocar em prática todas estas dicas e começar a reduzir a gordura da barriga.

Referências:

FERNANDEZ, A. C. et al. Influência do treinamento aeróbio e anaeróbio na massa de gordura corporal de adolescentes obesos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 10, n. 3, p. 152–158, jun. 2004.

MURARO, C. R.; SALDANHA, R. P. UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O USO DE TERMOGÊNICOS E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO. v. 1, n. 1, 2016.

OLIVEIRA, L. P. M. et al. Fatores associados a excesso de peso e concentração de gordura abdominal em adultos na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 25, n. 3, p. 570–582, mar. 2009.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao acessa-lo você concorda com nossas políticas de privacidade. Continuar Ler Política

Cookies & Políticas