Óleo de coco: benefícios e como utilizar de forma segura

O óleo de coco é um alimento versátil, que pode ser usado na estética e na alimentação. Conheça os benefícios!

Por: Josebel Pacheco - Nutricionista
27/05/2021 às 17:00 - atualizado em 25/10/2021 às 05:56

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

O óleo de coco é obtido através do coco seco ou fresco, pode ser refinado ou extravirgem, a opção mais saudável para uso em geral e para quem está em busca do emagrecimento saúdavel é a extravirgem.

Os atrativos para a utilização dele são diversos, porém é necessário ter consciência que ele é uma gordura saturada, então o consumo não pode ser indiscriminado.

Ainda mais, quando utilizado na forma de frituras. Outro ponto importante de ressaltar são as calorias, todos os óleos, independente de serem saudáveis, devem ser consumidos com controle, pois são fontes altas de calorias.

Neste artigo, pretende-se explicar os benefícios do óleo de coco e sua utilização no dia a dia.

Benefícios do óleo de coco

Óleo de coco

O óleo de coco é um alimento versátil, que pode ser utilizado na sua alimentação e tem os seguintes benefícios:

1.  Melhora a imunidade

Antes de tudo, é preciso ressaltar a presença de nutrientes, como o ácido caprílico e láurico, que estão presentes no óleo de coco extravirgem.

Justamente, pela presença desses nutrientes que ocorre um efeito protetor da imunidade no nosso organismo, por ter ação antioxidante combate os radicais livres e infecções bacterianas.

Além de se converter em monolaurina no intestino, e dessa forma é capaz de combater fungos, vírus e bactérias.

2. Reduz circunferência abdominal e o peso

Estudo referem que o consumo de óleo de coco, acaba auxiliando na redução da circunferência da barriga e contribui para a perda de peso.

Isso, devido a presença de ácido láurico em sua composição, que tem um efeito termogênico ajudando o corpo a aumentar o gasto calórico.

Claro, que esses efeitos precisam estar associados a um estilo de vida saudável.

3. Melhora o treino

O óleo de coco, por ser um triglicerídeo de cadeia média, consegue fornecer uma energia imediata, pois são absorvidos rapidamente pelo organismo.

Nesse sentido, podemos perceber que quando ele é utilizado na refeição que antecede o treino, o pré-treino, conseguirá fazer com que seu corpo tenha mais energia para realizar as atividades físicas.

4. Poderoso hidratante

O uso de óleos para hidratação de cabelo e pele, são muito difundidos e o óleo de coco, apresenta a vantagem de ser bem versátil, então pode ser aplicado em basicamente todas as áreas do corpo.

Devido, ser um óleo com ótima absorção e grande capacidade de retenção de umidade nas camadas mais superficiais da pele e fios capilares.

Benefícios do óleo de coco

5. Reduz o envelhecimento

A capacidade antioxidante do óleo de coco, auxilia no controle dos radicais livres, que oferecem danos à sua pele, provocando o envelhecimento.

Então, essas propriedades antioxidantes, aparecem como protetoras contra o envelhecimento celular.

Como usar o óleo de coco no dia a dia

Ao utilizar óleos, você sempre precisa estar atento a capacidade oxidativa e a saturação quando aquecido, então a sugestão é utilizar mais em preparações frias, como saladas e sucos de frutas.

Ainda pode ser utilizado, como mistura para o seu pão, afim de reduzir o consumo de margarinas, que prejudicam a saúde.

Caso você deseje incluir em pratos quentes, tenha o cuidado de utilizar somente na finalização sem aquecer, assim é possível manter as propriedades do óleo.

Em relação a finalização dos pratos quentes, pode ser usado em arroz e peixe. Também pode ser utilizado como cobertura de bolos, quando misturado com o cacau, produz uma caldinha.

Contudo, para os apaixonados por coco, ele também pode ser inserido em iogurtes e vitaminas, deixando um sabor bem evidente.

Não há nenhuma indicação, para usar o óleo de coco em frituras, pois há uma grande saturação, o que pode provocar o aumento do colesterol ruim (LDL).

Risco ao consumir em excesso

Os riscos relacionados ao consumo do óleo de coco, estão vinculados às quantidades, significa que, quando consumido em grande quantidade, pode ter efeito contrário no peso, fazendo aumentar, devido o aumento das calorias.

Assim como, pode apresentar riscos ao coração, devido a elevação do colesterol, e também, pode oferecer riscos ao sistema gastrointestinal, provocando episódios de diarreia.

Quantidade recomendada de óleo de coco

Pensando em proteger o organismo dos riscos que envolvem o consumo aumentado do óleo.

Recomenda-se a utilização de 1 colher de sopa ao dia, em preparações frias.

Enfim, após conhecer as vantagens e riscos do consumo, use o óleo de coco e aproveite todos os benefícios.

Referências:

DAUBER, Riana Augusta. Óleo de coco: Uma revisão sistemática. URGS, 2015.

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News
Josebel Pacheco

Josebel Pacheco
Josebel Pacheco, nutricionista formada pela Unisinos, com registro do Conselho Regional de Nutricionista-CRN2: 12962. Saiba mais sobre Josebel em seu perfil!