Muitas pessoas só ficam sabendo da importância do consultar seu score de crédito, quando solicitam algum cartão de crédito ou financiamento e têm o pedido negado, mesmo estando com as dívidas em dia e não tendo o nome negativado. Hoje em dia não basta pagar as contas em dia, é preciso ter um score mais elevado para conseguir certos benefícios, como um cartão de crédito com limite, financiamentos e até mesmo empréstimo pessoal.

O score de crédito foi criado para gerar pontos com os gastos feitos por uma pessoa, e,  sempre que alguém se atrasa para pagar uma conta, deixa de pagar uma compra, tudo isso vai sendo registrado em bancos de dados específicos, chamados de ‘bureaus de crédito’. Esses bureaus é que determinam a pontuação do score de cada pessoa.

Quem tem acesso ao seu Score?


RELACIONADAS



Todas as instituições tem agora acesso ao seu score de crédito, consultando no Serasa, SPC e Boa Vista é possível obter os dados atualizados

Loading...

Há alguns anos, somente os bancos e grandes instituições financeiras é que podiam ter acesso a estas informações, só que agora elas são acessadas mais facilmente. À medida que o bureau de crédito vai recebendo novos dados, vai alterando o score, para mais ou para menos. Graças às parcerias firmadas com várias empresas, é possível ter estes dados sempre atualizados.

Conheça os Bureaus brasileiros que dispõem de consulta do score de crédito

O Brasil conta hoje com 3 bureaus que dispõem de informações sobre o score de crédito de cada brasileiro, são eles:

Loading...
  • SPC (www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo)
  • Serasa ( www.serasaconsumidor.com.br/score/
  • Boa Vista – (www.consumidorpositivo.com.br/consulta-cpf-gratis/)

Cada um deles tem seu site e o score pode ser checado online por qualquer consumidor munido do CPF.

Dados do score dos bureaus não são interligados

Um dos problemas para subir seu score, é que os bancos de dados dos bureaus não são interligados, ou seja, cada um tem sua própria pontuação, restando ao consumidor ter o trabalho de tentar melhorar seu score em cada um deles. O primeiro passo é fazer uma consulta nos três sites, verificando o score em cada um.

Consulta no Serasa: esta consulta de score é simples

A página é bem intuitiva e o cadastro é feito rapidamente, basta informar o CPF, nome, e-mail, data de nascimento e escolher uma senha. O site traz várias dicas para ajudar o consumidor a conseguir melhor pontuação, tem até simuladores.

A consulta de score no Boa Vista não é tão simples como no Serasa

Mas não chega a ser algo complicado. Na home tem o botão ‘Consulte Já’, para que o cadastro possa ser feito. O problema é que o Boa Vista não disponibiliza muitas informações que ajudem a melhorar o score.

Loading...

Consultar score de crédito no SPC não é tão simples

O SPC é onde se tem maior dificuldade, começando pelo cadastro e depois de conseguir acesso ao sistema, a consulta ao score também é difícil, além de, praticamente, não oferecer dicas que ajudem o consumidor a conseguir melhorar sua pontuação do score.

Algumas dicas para melhorar o score de crédito

Poderia se dizer que não tem segredo para melhorar o score, e o primeiro passo é não ter nenhuma dívida vencida que possibilite inclusão do nome no Serasa e outros órgãos, procure manter as contas sempre em dia, pagando até a data de vencimento.

Para saber se seu nome esta negativado faça a consulta no Serasa, SPC e Boa Vista

A consulta se seu nome está sujo é simples, cesse um dos três sites acima citados e tente descobrir se há algum problema relacionado ao seu CPF, para que possa resolvê-lo.

Quem tem dívidas, também precisa perder um tempo consultando score, porém o primeiro passo é quitá-las. Depois de pagar os débitos é preciso aguardar, pois o score demora um pouco para ser atualizado.

E lembre-se que consultar o score deve ser uma prática constante, mesmo depois que conseguir boa pontuação, pois depois de um tempo ele pode voltar a cair e atrapalhar sua obtenção de crédito. Então, ao menos uma vez por mês é bom fazer uma consulta, para verificar como está seu score nos três bureaus.

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui