Saudações estudantes de todo o país! Dando continuidade a nossa lista de oportunidades, “oferecidas” pelo Governo Federal, desta vez vamos falar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O programa é uma plataforma online do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A edição do 1º semestre sempre oferece mais vagas que a do 2º. O primeiro SiSU deste ano, por exemplo, ofereceu 239.601 vagas em 130 instituições de ensino superior públicas. Já a edição do segundo semestre ofereceu 57 mil vagas em 68 instituições. Atualmente, o Sistema de Seleção Unificada é uma das principais formas de ingresso nos cursos superiores, substituindo os tradicionais vestibulares.

Quem pode participar do Sisu?


RELACIONADAS



Podem participar do Sisu os candidatos que fizeram a última edição do Enem. Lembrando que, o Sisu não é pago, é um programa totalmente gratuito, em que o estudante se inscreve, não pagar nenhuma taxa de inscrição e também é isento de mensalidades, já que ingressará em instituições públicas de ensino.

Loading...

Como realizar a inscrição no Sisu?

Se você tem interessa na inscrição Sistema de Seleção Unificada, fique atento pois, as inscrições devem ser feitas exclusivamente na página do programa na internet (http://sisualuno.mec.gov.br), de forma gratuita. O candidato deve possuir o número de inscrição e a senha do Enem (último exame).

Se não lembrar, não tem problema! É só recuperar na página do participante. Após isso, basta se cadastrar e aguardar a aprovação. É importante ficar atento aos documentos para matrícula na instituição de ensino, o sistema Sisu irá notificar no ato da inscrição.

Loading...

Lista de espera do SiSU

Caso o candidatos não consiga a aprovação em curso de primeira opção, podem se inscrever na lista de espera, mesmo tendo feito matrícula em curso de segunda opção. A classificação da lista de espera é enviada às universidades, que a partir dela divulgam as chamadas posteriores em seus sites.

Não é de responsabilidade do SiSu, avisar aos candidatos da lista de espera, quando, são convocados. As chamadas da lista de espera são de responsabilidade das próprias instituições. Por isso, os candidatos em lista de espera, precisam acessar com frequência os sites das universidades.

Outras oportunidades além do SiSu

Ressaltamos que, além do SiSu, estudantes podem aderir ao Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou até mesmo ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). De uma coisa os interessados podem ter certeza, existem hoje, diversas oportunidades para ingressar em instituições públicas ou privadas, basta força de vontade e perseverança. Quem acredita sempre alcança.

Loading...

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui