Soltar Pipa com CEROL ou linha CHILENA é crime!

Denisson Fontes - 03 de Agosto de 2019 às 09:42:18 , atualizado ás 2:34 PM
Looks like you have blocked notifications!

LEI DO CEROL VALE PARA TODO O BRASIL!!!

Em meios a vários relatos de acidentes por meio do CEROL e linha CHILENA. A Policia Militar faz o alerta pra quem usa esse material que quem for pego usando, prevê pena de três meses a um ano de detenção.


RELACIONADAS



+Leia e Saiba mais Aqui:
Petrobras anuncia redução de preço do Gás de cozinha
FGTS: Governo Libera Saque de Saldo Atual para Trabalhadores
Calendário PIS PASEP 2019-2020 – Veja aqui se você possui esse Benefício
Reforma da previdência está APROVADA em primeiro turno na câmara

O que é o Cerol 

O Cerol é uma mistura criminosa de cola de madeira com vidro moído que as crianças passam na linha dos papagaios e pipas para cortar a linha das pipas de outras crianças.

Esta mistura de cola e vidro moído faz com que a linha se torne uma verdadeira navalha causadora de muitos acidentes fatais.

São utilizados também variações de pó cortante, o mais comum é o pó de ferro. O pó de ferro tem um agravante, pode conduzir eletricidade quando toca nos fios de alta tensão provocando choques elétricos provocando até morte em quem solta as pipas.

O que é Linha Chilena 

É feita com Oxido de alumínio e outros materiais abrasivos, através de um processo mecanizado a quente. A linha fica bem mais forte com este processo. Primeiro passa-se a linha na cola quente, depois passa pelo abrasivo, processo utilizado no Chile por Cesar Gutierres.

Punição para quem usa o Cerol

O adolescente flagrado utilizando o cerol em sua linha poderá ser encaminhado para a delegacia, juntamente com os pais, para ser lavrado o ato infracional, baseado no artigo 132 do Código Penal , que discorre sobre o ato de colocar a vida de outra pessoa em perigo.

Como é inimputável, o menor não será penalizado. Os pais, porém, podem ser qualificados no artigo 249 do (ECA) Estatuto da criança e adolescentes por descumprimento do dever pátrio poder, ou seja, por ter permitido que seus filhos brinquem com substâncias perigosas.

Como penalidade terão de pagar uma multa que pode variar de três a 20 salários de referência. Dependendo do caso, o menor poderá ser também penalizado com medidas sócio-educativas. Se a linha cortante conseguir matar, o crime passa a ser homicídio. A lesão corporal, crime previsto no artigo 129, prevê pena de detenção de três meses a um ano de detenção.

Já o crime de homicídio prevê a pena de reclusão de seis a 20 anos.

Perigo para a vida ou saúde de outrem – artigo 132 – Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente, ou crime de homicídio previsto no artigo 121 do Código Penal.

Colabore compartilhando as leis do cerol para a conscientização das pessoas!

QUAIS OS PERIGOS DO CEROL?

O cerol pode causar as mesmas lesões que uma navalha. Se o corte for profundo ou pegar uma veia ou artéria grande, pode até mesmo matar.

QUEM SÃO AS VÍTIMAS MAIS FREQUENTES?

Motoqueiros são as maiores vítimas: eles não vêem a linha e ela corta o pescoço, causando hemorragia e morte.

Também ocorrem acidentes com aeronaves, pedestres, ciclistas, pára-quedistas, as aves, dentre outros.

Entre as aves, estão as de médio porte, tais como o urubu, o gavião-carcará e as corujas. De acordo com estimativas dos técnicos do Ibama, apenas 10% dos animais feridos com cerol chegam ao Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS do Ibama, pois a maioria das aves atingidas é de pequeno porte e acabam morrendo logo após a colisão com o cerol.

INFORMAÇÕES PASSADAS PELA POLÍCIA MILITAR.

VEJA TAMBÉM



Postado por: Denisson Fontes
Administrador, Redator, e Cristão. E-mail: dfontes@afolhahoje.com