11 de Outubro de 2018, atualizado ás 09:10

Sucos naturais: Ajudam a emagrecer? Como eles reagem no organismo



Por: | Beleza

Compartilhar:
         

Sucos naturais, você os conhece perfeitamente? Antes de seguir com o assunto é necessário definir algumas palavras-chaves: RADICAIS LIVRES: moléculas altamente reativas que podem interferir em reações normais do organismo causando alterações. Sua reatividade deve-se a instabilidade da molécula, por possuir elétrons desemparelhados.

Sucos naturais: De quais formas eles reagem no organismo (imagem: reprodução/internet)

A formação de radicais livres pode ocorrer durante os processos de transferência de elétrons que ocorrem no metabolismo celular (fatores endógenos) e pela exposição a fatores exógenos (ozônio, radiações gama e ultravioleta, medicamentos, dieta, cigarro, etc.).

O sucos naturais possuem antioxidantes

A substância antioxidantes é capaz de inibir o desenvolvimento dos radicais livres e impedir danos aos sistemas biológicos que poderiam desencadear uma série de patologias graves. Ou seja, mantem o processo de oxidação em níveis fisiológicos normais no organismo humano.
ESTRESSE OXIDATIVO: desequilíbrio entre moléculas oxidantes e antioxidantes que resulta na indução de danos celulares pelos radicais livres.

O organismo possuí um sistema de defesa

Esclarecido isso, agora fica fácil entender que o corpo humano apresenta um sistema de defesa antioxidante com a capacidade de adaptar-se ao aumento de produção de radicais livres. De acordo com o estilo de vida, a idade e a intensidade de atividade física, os efeitos do estresse oxidativo podem ser variáveis. Para neutralizá-los, contamos com a ingestão de alimentos que atuam com uma função antioxidante, conferindo proteção ao sistema biológico contra os processos gerados a partir de reações oxidativas.

Abaixo estão descritos alguns alimentos que contém antioxidantes:

Couve, mamão, cenoura, morango, uva, laranja, maçã, maracujá, kiwi, hortelã, limão, acerola, beterraba, espinafre, gengibre, abacaxi. É com base nessas evidências fazendo a cominação correta de sabores para ativar as ações antioxidantes do corpo auxiliando no emagrecimento. 

Sucos naturais: De quais formas eles reagem no organismo (imagem: reprodução/internet)

A nutrição que os sucos naturais proporciona no organismo

A nutrição em forma de sucos naturais frescos e hortaliças, proporciona ao nosso corpo uma grande parte das vitaminas, aminoácidos, sais minerais, e enzimas necessárias para melhorar a saúde. E sem dúvidas os líquidos são sempre muito bem-vindos ao nosso organismo. O suco possuí a função de ajudar o nosso corpo a assimilar os essenciais nutrientes encontrados nos alimentos, nos vegetais, hortaliças e frutas, estão as enzimas, catalisadores orgânicos que crescem a taxa de absorção dos alimentos no organismo. Devido, ao cozimento dos alimentos, essas enzimas, acabam sendo destruídas.

É por este motivo que uma grande parte da sua dieta deve ser construída de alimentos crus e frescos. A rápida digestão e fácil nesses alimentos, possibilitada pelas enzimas, vai lhe proporcionar um emagrecimento saudável e com mais energia.

Confira também: Suco detox: Confira 13 receitas que ajudam no emagrecimento




Cleia Santana

  

0 Comentários