Técnica de redações com nota máxima no Enem

Para desenvolver redações com nota máxima no Enem é preciso levar em consideração alguns requisitos como está atualizado com as questões de grande repercussão social, treinamento constante com a leitura e escrita, concentração e calma na hora da prova entre outros que falaremos nesse e em outros artigos. Hoje apresentaremos uma técnica infalível para desenvolver redações com nota máxima no Enem.

Certamente você já leu ou ainda irá ler vários artigos informando que não existe uma formula mágica para fazer redação, posso afirmar que você verá tais artigos, pois me deparo com eles desde o Enem 2013. Podemos afirmar também que isso não é totalmente verdade, muito embora não seja uma formula mágica, pois requer algumas atitudes e requisitos comuns de qualquer candidato ao exame nacional do ensino médio, é uma técnica de redação muito eficaz que em apenas duas semanas de treino consistente, te colocará a frente dos demais concorrentes.

Quando digo que não é totalmente verdade é por apenas dois motivos. O primeiro é que não é possível você falar palavras mágicas e ter uma redação com nota máxima no Enem e o segundo é que quem desenvolveu essa técnica não foi um mágico ou ilusionista, mas sim uma excelente escritora chamada Branca Granatic. Ela conseguiu sintetizar seu vasto conhecimento em pequenos esquemas de redação que nos faz memorizar e aprender toda a estrutura de um texto dissertativo que poderá ser aplicado a qualquer tema, ou seja, aprendendo essa estrutura que disponibilizaremos aqui, você desenvolverá uma excelente redação do Enem independente de qual seja o tema. Cabe ressaltar que não estamos lhe incentivando a deixar os estudos tradicionais da redação, pelo contrário, nosso desejo é que você aplique todos os seus conhecimentos juntamente com essa técnica e o resultado será redações com nota máxima no Enem.

A técnica para desenvolver as redações com nota máxima no Enem.

A técnica consiste em você entender a estrutura da dissertação, ou seja, você precisa entender como estruturar a introdução, desenvolvimento e conclusão. Na prática você verá que tudo ficará mais fácil, é como se você estivesse montando aqueles brinquedos de encaixar para crianças de dois anos.

Nessa técnica de redação ensinada por Branca Granatic, você precisa montar a estrutura do primeiro parágrafo da redação com o seu tema + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3 se for de sua preferência. Se você não sabe o que é isso, não se preocupe, pois falaremos detalhadamente de cada um deles.

Começaremos pelo tema da redação, que Granatic conceitua como “afirmação sobre determinado assunto, em que se percebe uma tomada de posição”. Para melhor entendimento, o tema é você se posicionar contra ou a favor de determinado assunto.

Para facilitar ainda mais a compreensão do que é tema, vejamos os seguintes exemplos: Em um primeiro tema eu posso dizer que “A saúde pública do Brasil é uma lastima para toda a sociedade país”. Já no segundo tema eu posso dizer que “A saúde pública do Brasil é de excelente qualidade e satisfatória para a nacionalidade”. É obvio que precisaremos convencer o examinador com os nossos argumentos, mas isso é assunto para outro artigo o que importa no momento é que você entenda que o “tema”, foi a minha opinião favorável ou contra a determinado assunto.

No próximo artigo trataremos dos argumentos para o tema da redação  do enem e como estruturar o primeiro paragrafo para o desenvolvimento de redações com nota máxima no Enem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here