A Casa Branca planeja acabar com o financiamento para os locais de testes de Coronavírus. O fato ocorreu alguns dias após o discurso do presidente Donald Trump no qual falou em desacelerar os teste de Covid-19 para diminuir o número de infectados.
Isso acontece no período em que o vírus está devastando partes dos Estados Unidos, de acordo com os relados da CNN e Memorandos dos pontos de Conversação. Em seu último comício Trump, na cidade de Tulsa, ele disse que havia pedido a sua equipe para “desacelerem os teste”
RELACIONADAS
No entanto, dias após os seu discurso, a Casa Branca tentou retroceder tal comentário ao afirmar à Forves que o Presidente estava “obviamente brincando”. Mas Trump reafirmou o seu discurso ao dizer “Eu não brinco” e que os Estados Unidos já haviam feito um trabalho muito bom nas testagens.
Segundo a Secretária de Imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, alegou que ele foi sarcástico ao dizer “Eu não brinco”. Contudo, esse comentário está se tornando real pois a Casa Branca planeja encerrar o financiamento federal em 13 localidades de teste do Covid-19; afetando 5 estados a partir do dia 30 de Junho.
Atos de Trump poderá afetar alguns estados.

O estado do Texas, local onde se encontra um alto número de casos de infectados, poderá sofrer com a falta de teste para a população. Os teste já são um problema no Estado do Texas, visto que, as pessoas tem que esperar por horas em longas filas para receber os resultados.
Por fim, outro estados como o de Illinois, de Nova Jersey, do Colorado e da Pensilvânia poderão ser afetados com a medida. A Casa Branca inicialmente havia planejado acabar com o financiamento em Abril, mas reverteu os planos após receber uma resposta do congresso. A medida era de fazer “a transição para locais administrados pelo estado”.
Ademais, confira essa e outras notícias em A Folha Hoje.