Vacinação contra a gripe em SP começa nesta segunda (23)
Raquel Luciano - 23 de Março de 2020 às 13:39:26

Vacina contra a gripe começa a valer nesta segunda apenas para os grupos de risco.

Começa nesta segunda-feira (23) a campanha de vacinação contra a gripe em São Paulo.


RELACIONADAS



A vacinação é uma forma de combate contra a Influenza e H1N1, vírus esse que já atingiu o Brasil em anos passados, e que agora não causa mais danos a população.

Apesar da grande procura pela vacina, vale lembrar que ela não impede o coronavírus Covid-19, que se tornou uma pandemia.

Ou seja, tomar a vacina dá mais anticorpos as pessoas, mas não significa que elas vão estar imunes a doença que vem ceifando vidas no mundo.

Assim, segundo a Prefeitura de São Paulo, as vacinas estarão disponíveis nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.

A Folha Hoje traz todos os detalhes sobre esse assunto e mais informações da vacina contra a gripe e do coronavírus.

Veja como será a Campanha de Vacinação que começa em SP hoje
Vacinação contra a gripe em SP começa nesta segunda (23) – Foto: Pixabay

Nesta primeira etapa, a vacina contra a gripe será destinadas para pessoas a partir dos 60 anos e profissionais da saúde.

Em seguida, a partir do dia 16 de abril, a campanha se estende para professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Já na terceira etapa da campanha, a partir de 9 de maio, a vacina contra a gripe vai contemplar:

  • Crianças na faixa etária dos 6 meses a menores de 6 anos;
  • Gestantes;
  • Puérperas;
  • Povos indígenas;
  • População privada de liberdade;
  • Funcionários do sistema prisional;
  • Adultos de 55 a 59 anos de idade.

Também, neste mesmo dia acontecerá o dia “D” de mobilização nacional de vacinação. A campanha está prevista para seguir até o dia 22 de maio.

Cuidados ao tomar a vacina contra a gripe

Assim, se você faz parte desde primeiro grupo de pessoas que têm direito a vacina contra a gripe, é importante lembrar que evitem aglomeração.

Ou seja, com a finalidade de aumentar as ocorrências da Covid-19 devido a grande concentração de pessoas, a prefeitura informou que montará salas especiais para atender os idosos

Também, a Secretaria Municipal de Saúde informou que unidades maiores, onde há estacionamento, serão montadas tendas para vacinação rápida e triagem.

Portanto, isso irá evitar que os idosos fiquem entrando e saindo da unidade.

Uma orientação é que pessoas que estejam em melhores condições de saúde, possam esperar um pouco esses primeiros dias para tomar a vacina contra a gripe, evitando histeria e desespero.

VEJA TAMBÉM



Postado por: Raquel Luciano
Jornalista com experiência na produção de conteúdo para diversos canais de informação espalhados pelo Brasil. E-mail: rachell.luciano@gmail.com