Antecipar as parcelas de um financiamento é sempre uma opção para aqueles que querem se livrar logo de algumas dívidas que façam parte do orçamento. Mas em se tratando de dinheiro fica sempre o questionamento: vale a pena utilizar essa prática? E até que ponto devo antecipar as parcelas ou pagar as prestações de acordo o contrato?

Para isso vamos mostrar algumas vantagens de se antecipar as parcelas e com base na leitura será mais fácil estudar qual caminho tomar sem que haja comprometimento do seu planejamento financeiro. Segue com A Folha Hoje para saber mais.   


RELACIONADAS



O primeiro passo antes de desembolsar uma porção a mais do seu orçamento na antecipação de parcelas de um financiamento procure saber se essa prática é cabível ao seu cenário financeiro atual. Por exemplo, digamos que você irá receber seu decimo terceiro salário, essa é uma boa oportunidade de antecipar suas parcelas.

Mas se por outro lado você terá que apertar suas contas e despesas do mês para colocar mais uma conta que seria a antecipação das parcelas, talvez seja melhor esperar um pouco e continuar pagando suas prestações mensais.

Quais as vantagens de se antecipar as parcelas.

Segundo o Código do Consumidor, todas as instituições de crédito devem oferecer descontos ao consumidor se suas parcelas forem pagas com antecedência. Essa é a principal e mais conhecida vantagem de se antecipar as parcelas, pois do valor cheio da prestação será diminuída uma porcentagem dos juros.

Essa antecipação pode ser feita por ordem direta, em que se paga as duas próximas parcelas do financiamento, ou ordem inversa, pagando-se as três últimas. Então se seu orçamento está folgado e você quer antecipar algumas parcelas pode optar por pagar as primeiras ou pagar as últimas, lembrando que geralmente quanto mais tempo você adianta maior será o desconto, ou seja, o desconto nas últimas parcelas será maior.

Outra vantagem, além de pagar parcelas menores, que no final do financiamento significará uma grande economia, é diminuir o prazo de pagamento. Adiantando as parcelas em menos tempo você terá sua dívida quitada. Mas é necessário observar algumas situações no caminho.

O que levar em consideração antes de adiantar as parcelas

Se você tem muitas dívidas, vale a pena pagar primeiro as que cobram mais juros. Por exemplo: se o banco onde foi feito o financiamento cobra uma taxa de 1,5% e seu cartão de crédito tem taxa de 15%, sim os juros dos cartões de créditos são exorbitantes, opte por liquidar a dívida do cartão. Pois mesmo que ela seja menor os juros cobrados farão com ela se torne uma bola de neve.

Outro ponto que é interessante observar são os investimentos. Tendo em mente quanto de juros foi cobrado para o financiamento procure investimentos que paguem mais, pois esse dinheiro investido irá render mais do que o que você paga ao credor. Em algum tempo você já terá quem sabe uma quantia para quitar todo o financiamento.

Tudo no mundo das finanças são estudos e análises, na hora de pensar no dinheiro é sempre importante que se façam alguns cenários coloque-os lado a lado e assim com clareza se tome decisões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui