-Publicidade-

Valor do dólar: acompanhe a cotação da moeda e as variações da Bolsa de Valores hoje (30/05)

-Publicidade-

Valor do dólar. Veja aqui as oscilações da Bolsa de Valores e a cotação do dólar nesta quinta-feira (30/05), também entenda o que faz com que o valor desta moeda sofra flutuações durante o dia.

Até a publicação desta matéria, foi registrada uma alta de 0,05% no dólar comercial, cotado em R$ 3.9780. Por outro lado, o dólar turismo teve uma alta de 1.69% e estava cotado em R$ 4.2000. A Bolsa de Valores registrou uma alta de 0,18% a 96.566.547 pts.

 Confira Também: Valor do dólar: oscilação e cotação da moeda hoje (24/05)

Afinal, o que é o dólar?

-Publicidade-

O dólar americano é usado em todo território dos Estados Unidos. A sua emissão é controlada e regularizada pela Reserva Federal do país, sendo que ele pode ser encontrado na sua versão de moeda e em cédula.

Apesar de ter origem nos EUA, essa importante moeda estrangeira também é oficial em outros países do mundo, tais como:

  • Timor Leste;
  • Equador;
  • El Salvador;
  • Ilhas Marshal;
  • Micronésia;
  • Palau;
  • Zimbábue.

-Publicidade-

Vale destacar que, apesar dessas nações terem adotado essa moeda, elas não têm total controle sobre ela. Isso porque e política monetária fica a cargo da instituição indicada acima, que se assemelha ao Banco Central no Brasil.

Dólar comercial x Dólar turismo

O dólar comercial pode ser definido como a cotação aplicada durante a realização de importações e exportações de produtos por empresas de grande porte. Além disso, também é aplicado no fechamento de acordos governamentais e na solicitação de crédito bancário para pessoas que residem fora do país.

Quanto ao dólar turismo, ele é usado por pessoas que desejam viajar para o exterior. Isso porque ele é aplicado no momento de compra de passagens aéreas ou na aquisição de produtos em lojas internacionais.

-Publicidade-

Esse tipo de dólar pode ser adquirido em qualquer ponto credenciado do Banco Central, ou seja: agências de turismo, bancos, casas de câmbio e aeroportos em todo o país.

Flutuações do dólar

A cotação do dólar sofre flutuações constantemente devido a fatores econômicos, que interferem no seu valor final. Normalmente, o preço dessa moeda tende a cair quando existe uma grande oferta de dólar dentro do mercado interno.

Isso ocorre, quando as taxas de juros estão elevadas, por exemplo, o que aumenta o interesse de investidores estrangeiros a aplicar seus recursos no país. Nesse momento, que a quantidade de dólares comece a circular com mais intensidade.

Por outro lado, a cotação do dólar aumenta quando existe uma escassa oferta dessa moeda no mercado interno. Esse efeito pode ser reflexo de uma série de variáveis, tais como juros baixos e inflação elevada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos termos de uso Aceitar Ler Política