Valor do dólar. Veja aqui as oscilações da Bolsa de Valores e a cotação do dólar nesta quinta-feira (30/05), também entenda o que faz com que o valor desta moeda sofra flutuações durante o dia.

Até a publicação desta matéria, foi registrada uma alta de 0,05% no dólar comercial, cotado em R$ 3.9780. Por outro lado, o dólar turismo teve uma alta de 1.69% e estava cotado em R$ 4.2000. A Bolsa de Valores registrou uma alta de 0,18% a 96.566.547 pts.


RELACIONADAS



 Confira Também: Valor do dólar: oscilação e cotação da moeda hoje (24/05)

Loading...

Afinal, o que é o dólar?

O dólar americano é usado em todo território dos Estados Unidos. A sua emissão é controlada e regularizada pela Reserva Federal do país, sendo que ele pode ser encontrado na sua versão de moeda e em cédula.

Apesar de ter origem nos EUA, essa importante moeda estrangeira também é oficial em outros países do mundo, tais como:

Loading...
  • Timor Leste;
  • Equador;
  • El Salvador;
  • Ilhas Marshal;
  • Micronésia;
  • Palau;
  • Zimbábue.

Vale destacar que, apesar dessas nações terem adotado essa moeda, elas não têm total controle sobre ela. Isso porque e política monetária fica a cargo da instituição indicada acima, que se assemelha ao Banco Central no Brasil.

Dólar comercial x Dólar turismo

O dólar comercial pode ser definido como a cotação aplicada durante a realização de importações e exportações de produtos por empresas de grande porte. Além disso, também é aplicado no fechamento de acordos governamentais e na solicitação de crédito bancário para pessoas que residem fora do país.

Quanto ao dólar turismo, ele é usado por pessoas que desejam viajar para o exterior. Isso porque ele é aplicado no momento de compra de passagens aéreas ou na aquisição de produtos em lojas internacionais.

Esse tipo de dólar pode ser adquirido em qualquer ponto credenciado do Banco Central, ou seja: agências de turismo, bancos, casas de câmbio e aeroportos em todo o país.

Loading...

Flutuações do dólar

A cotação do dólar sofre flutuações constantemente devido a fatores econômicos, que interferem no seu valor final. Normalmente, o preço dessa moeda tende a cair quando existe uma grande oferta de dólar dentro do mercado interno.

Isso ocorre, quando as taxas de juros estão elevadas, por exemplo, o que aumenta o interesse de investidores estrangeiros a aplicar seus recursos no país. Nesse momento, que a quantidade de dólares comece a circular com mais intensidade.

Por outro lado, a cotação do dólar aumenta quando existe uma escassa oferta dessa moeda no mercado interno. Esse efeito pode ser reflexo de uma série de variáveis, tais como juros baixos e inflação elevada.

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui