Acompanhe aqui o valor do dólar nesta segunda-feira, 17 de junho, e as flutuações da Bolsa de Valores. Até a publicação desta matéria, o dólar comercial registrou uma queda de 0,41% sendo cotado a R$3,8829, assim como o dólar turismo que teve uma queda de 0,24% cotado a R$4,0400.
Por outro lado, a Bovespa registrou uma alta de 0,26% a 98.295,094 pts. Veja abaixo mais detalhes sobre o valor do dólar e a sua influência na economia do Brasil.
RELACIONADAS
Confira Também: Valor do dólar: cotação da moeda e variações da Bolsa de Valores hoje (11/06)
Valor do dólar
O dólar pode ser definido como a moeda oficial usada nos Estados Unidos da América e em diversos outros países. A expedição e controle dessa moeda ficam a cargo de um órgão governamental americano denominado de Reserva Federal (FED).
Apesar de ter origem nos EUA, essa moeda também é usada de diversas formas em outros países, confira:
Moeda oficial
- Ilhas Virgens Britânicas;
- Equador;
- Ilhas Turcas e Caicos;
- El Salvador;
- Guam;
- Ilhas Marianas do Norte;
- Ilhas Marshall;
- Micronésia;
- Porto Rico;
- Palau.
Grande aceitação
- Vietnã;
- Camboja;
- Nicarágua;
- Barbados;
- Ilhas Cayman.
Dólar comercial e turismo
O dólar comercial é uma cotação da moeda estadunidense usada pelas empresas para importação e exportação de mercadorias.
Além disso, ela é aplicada por bancos para a concessão de empréstimos bancários para pessoas fora do país e por instituições governamentais no fechamento de acordos internacionais.
Em contrapartida, o dólar turismo é a cotação usada por pessoas físicas que desejam obter a moeda em espécie ou que pretendem sair do país.
Ela é o parâmetro aplicado na compra de passagens aéreas, na aquisição de produtos e serviços em lojas estrangeiras.
Dólar x economia
A cotação do dólar influencia diretamente a economia do Brasil. Quando o valor da moeda aumenta com relação ao real e ao euro é comum que a procura por dólares em espécie diminua de maneira considerável.
Além disso, em cenários como esse, as importações de mercadorias também são reduzidas. Isso faz com que o Banco Central intervenha e adote medidas para equilibrar o valor da moeda e equilibrar a economia no Brasil.