-Publicidade-

Valor do dólar: cotação da moeda e oscilações da Bolsa (21/05)

-Publicidade-

Veja abaixo o valor do dólar hoje, terça-feira (21/05), também confira a diferença entre o dólar comercial e turismo. A moeda opera em baixa, enquanto a Bolsa registra alta. No horário desta publicação, o dólar comercial indica uma queda de 0,58% cotado em R$ 4.0808.

Em contrapartida, a Bovespa apontou uma alta de 1,0% a 92.949.531 pontos. O dólar turismo teve uma queda de 0,49% sendo  cotado em R$ 4.2400.

 Confira Também: Dólar Hoje: cotação da moeda no dia e as variações

Valor do dólar

-Publicidade-

O dólar é a moeda oficial utilizada em todo o território norte-americano, sendo expedida e controlada pela Reserva Federal. Esse órgão governamental atua de maneira semelhante ao Banco Central no Brasil.

Apesar de ter origem americana, o dólar também é aceito e usado em outros locais do mundo, entre os quais destacam-se:

  • Turcas;
  • Panamá;
  • Palau;
  • Estados Federados da Micronésia;
  • El Salvador;
  • Equador;
  • Ilhas Marshall;
  • Ilhas Virgens Britânicas;
  • Porto Rico;
  • Timor-leste.

-Publicidade-

Influência do dólar na economia

A economia brasileira é diretamente influenciada pelas flutuações sofridas pelo dólar. Uma prova clara disso ocorre quando a moeda perde o valor se comparada com o real ou o euro. Nesses casos, há o aumento considerável das importações, enquanto as exportações diminuem.

Em contrapartida, quando há carência da moeda no mercado, o esperado é que o seu valor aumente e as exportações sejam incrementadas. Devido a essas variações, os investidores ou interessados na compra/venda da moeda precisam ficar atentos ao seu preço diariamente.

Dólar comercial

-Publicidade-

O dólar comercial se caracteriza como a cotação usada em alguns processos como: importação e exportação de mercadorias por grandes empresas; fechamento de acordos governamentais de âmbito internacional; solicitação de empréstimos por pessoas físicas que estão no exterior.

Por não existir um órgão específico para o controle da cotação dessa moeda no Brasil, o seu valor depende diretamente da situação atual do mercado e das ações tomadas pelo Banco Central para equilibrar a economia.

Dólar turismo

O dólar turismo é adotada como parâmetro para a realização de processos como: pagamento de compras feitas em lojas internacionais; compra de passagens aéreas. Assim, pode-se afirmar que essa versão da moeda é amplamente usada por pessoas que desejam viajar para o exterior.

Para fazer a compra/venda desse tipo de dólar é preciso recorrer a agências de turismo, casas de câmbio e aos bancos credenciados pelo próprio Banco Central.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos termos de uso Aceitar Ler Política