Notícias

Vitamina D aumenta a imunidade e ajuda a combater gripes

Vitamina D aumenta a imunidade e ajuda a combater gripes - foto: suadietaesaude.com.br

Estudos recentes desenvolvidos na Universidade de Turim, relacionaram a deficiência de vitamina D com o novo coronavírus, que é a nova pandemia de gripe, que atingiu o mundo de forma severa e rápida.

Sendo assim, o estudo foi coordenado pela professora Giancarlo Isaia, docente em geriatria e presidente da Academia de Medicina da cidade italiana, junto a Enzo Medico, professor de histologia. Então, em análises recentes, o estudo mostrou a prevalência alta de deficiência de vitamina D em pacientes com a covid-19.

Dessa maneira, a importância dessa vitamina para a saúde humana vai além das funções imunológicas, então A Folha Hoje trouxe os principais benefícios da vitamina D para aumentar a imunidade, ajudando a combater gripes de um modo geral.

Loading...

O que é a vitamina D e como ela funciona no organismo?

Vitamina D aumenta a imunidade e ajuda a combater gripes - foto: suadietaesaude.com.br
Vitamina D aumenta a imunidade e ajuda a combater gripes – foto: suadietaesaude.com.br

A vitamina D é um hormônio produzido pelo nosso organismo, atuando diretamente no desenvolvimento dos ossos. Sendo assim, ela é lipossolúvel, ou seja, para ser absorvida pelo intestino precisa haver a presença de gorduras, que são ingeridas na alimentação.

Além disso, a maior fonte de vitamina D presente em nosso corpo é a pele e para ativar a produção dessa vitamina, existe a necessidade da presente de raios solares e por essa razão é fundamental tomar banho de sol, sem filtros, por pelos menos vinte minutos ao dia, preferencialmente no início da manhã.

Loading...

Sendo assim, a quantidade que produzimos em nosso organismo não é suficiente para abastecer a necessidade dessa vitamina e por essa razão se faz necessário a ingestão de alimentos que sejam ricos em vitamina D, para sanar essa falta natural em nosso corpo.

Importância da vitamina D para a saúde

Vitamina D aumenta a imunidade e ajuda a combater gripes - foto: saude.abril.com.br
Vitamina D aumenta a imunidade e ajuda a combater gripes – foto: saude.abril.com.br

No que diz respeito aos ossos, atua na regulação da quantidade de cálcio e fósforo, aumentando a absorção desses sais no intestino. Portanto, está diretamente relacionada com a saúde dos ossos e, bem como na força muscular.

Além disso, os mesmos minerais que estão relacionados a massa óssea, também têm papel importante na contração muscular, sendo assim, estando envolvida diretamente no bom funcionamento muscular, incluindo o coração. Portanto, sua deficiência causa fraqueza muscular e em casos de quedas, há maior risco de resultar em fraturas graves.

No entanto, para o sistema imunológico, ela atua no fortalecimento das células de defesa, os linfócitos. Assim, ela auxilia a resposta imunológica, prevenindo contra doenças, principalmente gripes, que afetam o sistema respiratório.

Loading...

Por fim, também está envolvida em uma gravidez mais segura, reduzindo os ricos de ocorrer hipertensão arterial e diabetes gestacional. Também, está sendo usada em experimentos que inibem seletivamente a reação do organismo em doenças autoimunes.

É aliada na prevenção ao câncer, pois evita o aparecimento de células cancerosas, visto que atua no melhor funcionamento da divisão celular. Portanto, tem papel fundamental na saúde humana como um todo, sendo essencial para evitar gripes e demais doenças recorrentes.

Loading...

Você pode gostar de
Tags: , ,

More Similar Posts

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu