-Publicidade-
A hora de dormir é o momento em que o corpo relaxa e que podemos repor todas as nossas energias. Mas para muitas pessoas é nessa fase do dia que as dores e o desconforto aparecem. Se pergunte: após acordar, meu músculos da mandíbula estão doloridos ou até mesmo com uma dor de cabeça sem causa aparente? Isso pode ser sinal de bruxismo.
Mas o que é esse mal que atinge tantas pessoas?
Leia mais:
Você sofre de Gengivite? Saiba quais os principais sintomas
-Publicidade-
Conheça mais sobre o bruxismo

O Bruxismo é caracterizado por uma desordem do corpo que causa o ato inconsciente do corpo de ranger ou apertar os dentes durante o dia ou, na forma mais comum, quando a pessoa está no período de sono.
-Publicidade-
Com isso, os dentes podem ficar doloridos, desgastados e até mesmo nos casos mais graves, virem a se soltar.
No ato de arranhar os dentes ou manter a mandíbula pressionada, os ossos da face podem ficar desgastados, causando até mesmo prejuízo a gengiva.
Também, o Bruxismo, na fase mais aguda, pode acarretar o que os especialistas chamam de ATM (Síndrome da articulação têmporo-mandibular), que prejudica não só as funções dos ossos da face, como atrapalha o dia a dia do paciente devido a intensa dor causada pela pressão que os dentes fazem sobre a mandíbula.
Causas do Bruxismo
-Publicidade-
Ainda não se sabe de forma detalhada quais as causas principais para o Bruxismo, mas algumas disfunções psicológicas ou diversos distúrbios podem acarretar essa mal.
Especialistas listaram alguns dos problemas que podem levar ao Bruxismo. Veja:
-Um dia de muito estresse ou ansiedade;
-Problemas de mordida – dentição errada;
-Disfunção do sono;
-Efeito colateral a alguma medicação controlada;
Diagnóstico do Bruxismo
Muitos consideram o Bruxismo como um ato que não pode ser prevenido. Mas esse pensamento está errado.
Quem convive com a pessoa que tem bruxismo identifica os sintomas, principalmente na hora de dormir.
Durante a noite, o ranger dos dentes produz um som característico, e quem está próximo começa a perceber a necessidade de algum tratamento.
Além disso, se você acorda com muitas dores na face e sente um desgaste anormal dos dentes, é sinal de que algo pode estar errado.
Durante o dia, se o estresse ou qualquer fato anormal atrapalhar o andamento da sua rotina, como uma pressão na mordida, é sinal de bruxismo.
Assim, o importante é se manter em alertar e ficar de olho em todos os sintomas. Apresentando algum deles, chega a hora de consultar um especialista para que seja elaborado um tratamento adequado.
Tratamento do Bruxismo

Para um tratamento adequado contra o Bruxismo, deve-se analisar quais os problemas o paciente vem apresentando. Assim, é necessário que o dentista tenha todas as informações possíveis e assim possa elaborar um cronograma que cuidará de forma correta do paciente.
Um dos tratamentos mais usados está ligado a hora de dormir. É criado uma capa protetora de silicone ou material que será ajustado diretamente sobre os dentes. Essa placa protege a mandíbula do ato de ranger os dentes.
Além disso, com esse produto, não ocorre os desgastes da dentição porque não se tem contato direto com a parte superior e inferior.
Uma outra forma são os relaxamentos. Se as causas do Bruxismo é o estresse, o recomendado é buscar meios de aliviar a tensão, seja por dedicar um tempo para ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho relaxante.
Cuidados extras contra o Bruxismo
Além de todo os cuidados mencionados, podemos citar alguns procedimentos extras que vão ajudar o paciente a ficar livre do bruxismo, aliando a um bom tratamento com o dentista.
Uma dica é aplicar gelo nos músculos da mandíbula. Isso relaxa a região e causa menos danos. Além disso, evite alimentos duros como nozes, balas e carne.
Também, tomar bastante água, que elimina as toxinas do corpo e relaxa o corpo durante um dia estressante.
E o melhor de todos: uma boa noite de sono. Lembre-se que nesse momento é a hora em que seu corpo recupera tudo que perdeu durante o dia. Assim, é importante tirar um bom tempo para dormir, de forma tranquila.