-Publicidade-

Você sabe o que é Bruxismo? Saiba como se livrar deste mal

-Publicidade-

A hora de dormir é o momento em que o corpo relaxa e que podemos repor todas as nossas energias. Mas para muitas pessoas é nessa fase do dia que as dores e o desconforto aparecem. Se pergunte: após acordar, meu músculos da mandíbula estão doloridos ou até mesmo com uma dor de cabeça sem causa aparente? Isso pode ser sinal de bruxismo.

Mas o que é esse mal que atinge tantas pessoas?

Leia mais:

Você sofre de Gengivite? Saiba quais os principais sintomas

-Publicidade-

Conheça mais sobre o bruxismo

Você acorda com os músculos da mandíbula doloridos ou até mesmo com uma dor de cabeça sem causa aparente? Isso pode ser bruxismo. (Foto: Internet)

O Bruxismo é caracterizado por uma desordem do corpo que causa o ato inconsciente do corpo de ranger ou apertar os dentes durante o dia ou, na forma mais comum, quando a pessoa está no período de sono.

-Publicidade-

Com isso, os dentes podem ficar doloridos, desgastados e até mesmo nos casos mais graves, virem a se soltar.

No ato de arranhar os dentes ou manter a mandíbula pressionada, os ossos da face podem ficar desgastados, causando até mesmo prejuízo a gengiva.

Também, o Bruxismo, na fase mais aguda, pode acarretar o que os especialistas chamam de ATM (Síndrome da articulação têmporo-mandibular), que prejudica não só as funções dos ossos da face, como atrapalha o dia a dia do paciente devido a intensa dor causada pela pressão que os dentes fazem sobre a mandíbula.

Causas do Bruxismo

-Publicidade-

Ainda não se sabe de forma detalhada quais as causas principais para o Bruxismo, mas algumas disfunções psicológicas ou diversos distúrbios podem acarretar essa mal.

Especialistas listaram alguns dos problemas que podem levar ao Bruxismo. Veja:

-Um dia de muito estresse ou ansiedade;

-Problemas de mordida – dentição errada;

-Disfunção do sono;

-Efeito colateral a alguma medicação controlada;

Diagnóstico do Bruxismo

Muitos consideram o Bruxismo como um ato que não pode ser prevenido. Mas esse pensamento está errado.

Quem convive com a pessoa que tem bruxismo identifica os sintomas, principalmente na hora de dormir.

Durante a noite, o ranger dos dentes produz um som característico, e quem está próximo começa a perceber a necessidade de algum tratamento.

Além disso, se você acorda com muitas dores na face e sente um desgaste anormal dos dentes, é sinal de que algo pode estar errado.

Durante o dia, se o estresse ou qualquer fato anormal atrapalhar o andamento da sua rotina, como uma pressão na mordida, é sinal de bruxismo.

Assim, o importante é se manter em alertar e ficar de olho em todos os sintomas. Apresentando algum deles, chega a hora de consultar um especialista para que seja elaborado um tratamento adequado.

Tratamento do Bruxismo

Veja qual o tipo de tratamento adequado para quem sobre de Bruxismo (Foto: Internet)

Para um tratamento adequado contra o Bruxismo, deve-se analisar quais os problemas o paciente vem apresentando. Assim, é necessário que o dentista tenha todas as informações possíveis e assim possa elaborar um cronograma que cuidará de forma correta do paciente.

Um dos tratamentos mais usados está ligado a hora de dormir. É criado uma capa protetora de silicone ou material que será ajustado diretamente sobre os dentes. Essa placa protege a mandíbula do ato de ranger os dentes.

Além disso, com esse produto, não ocorre os desgastes da dentição porque não se tem contato direto com a parte superior e inferior.

Uma outra forma são os relaxamentos. Se as causas do Bruxismo é o estresse, o recomendado é buscar meios de aliviar a tensão, seja por dedicar um tempo para ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho relaxante.

Cuidados extras contra o Bruxismo

Além de todo os cuidados mencionados, podemos citar alguns procedimentos extras que vão ajudar o paciente a ficar livre do bruxismo, aliando a um bom tratamento com o dentista.

Uma dica é aplicar gelo nos músculos da mandíbula. Isso relaxa a região e causa menos danos. Além disso, evite alimentos duros como nozes, balas e carne.

Também, tomar bastante água, que elimina as toxinas do corpo e relaxa o corpo durante um dia estressante.

E o melhor de todos: uma boa noite de sono. Lembre-se que nesse momento é a hora em que seu corpo recupera tudo que perdeu durante o dia. Assim, é importante tirar um bom tempo para dormir, de forma tranquila.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos termos de uso Aceitar Ler Política