Israel alega ter destruído bunker militar subterrâneo de Ali Khamenei em Teerã, elevando tensões no Oriente Médio.
O Exército de Israel (IDF) divulgou nesta sexta-feira (6) que realizou um ataque bem-sucedido contra um bunker militar subterrâneo localizado na capital iraniana, Teerã. Segundo as Forças de Defesa de Israel, o local era utilizado pelo falecido líder supremo do Irã, o aiatalá Ali Khamenei, que teria morrido após o início da guerra com o país.
Ainda de acordo com o comunicado oficial do IDF, a operação contou com o emprego de cerca de 50 caças da Força Aérea de Israel. O alvo, que as autoridades israelenses afirmam ainda ser usado por altos funcionários iranianos, foi objeto de um “longo processo de coleta de inteligência e pesquisa” antes do ataque, conforme noticiado pela Reuters.
A notícia surge em um contexto de crescente instabilidade na região. Estados Unidos e Israel iniciaram uma série de ataques contra o Irã desde o último sábado (28), intensificando as preocupações globais sobre o programa nuclear iraniano e as retaliações do regime.
Irã confirma morte de Ali Khamenei e promete “ofensiva mais pesada”
Em meio à escalada de conflitos, a mídia estatal iraniana anunciou no domingo que o líder supremo, o aiatalá Ali Khamenei, foi uma das vítimas dos ataques conjuntos promovidos pelos Estados Unidos e Israel. A confirmação da morte de Khamenei gerou reações imediatas por parte do governo iraniano.
O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, declarou que o país considera a vingança pelos ataques de Israel e dos Estados Unidos como um “direito e dever legítimo”. O Irã chegou a ameaçar lançar a “ofensiva mais pesada” de sua história, aumentando o temor de um conflito regional ainda maior.
Trump reage a ameaças iranianas com promessa de força “nunca antes vista”
A ameaça de retaliação por parte do Irã provocou uma resposta direta do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele advertiu o Irã, afirmando que “é melhor que eles não façam isso, porque se fizerem, nós os atingiremos com uma força nunca antes vista”. As agressões entre as partes continuam a dominar as manchetes neste domingo.
Cerimônia para novo líder do Irã ocorreu antes do ataque, diz mídia
Notícias indicam que a assembleia preparada para a escolha do novo líder supremo do Irã, após o anúncio da morte de Ali Khamenei, foi desocupada antes mesmo do ataque israelense ao bunker. A informação sugere uma possível antecipação de movimentos ou um cenário de alta tensão prévio ao bombardeio.

