Concurso Fundação Araucária 2025, resultados da prova objetiva e discursiva, gabaritos e notas mínimas, veja cargos, etapas e próximos passos para Analista e Procurador

Entenda as etapas, as notas exigidas, os cargos e como a prova foi aplicada no Concurso Fundação Araucária Os candidatos que participaram do certame para a Fundação Araucária aguardam agora a divulgação dos resultados e dos gabaritos oficiais, depois da aplicação das etapas previstas no edital. O processo seletivo, voltado a funções como Técnico em ... Leia mais

Foto do autor

Redação A Folha Hoje

Entenda as etapas, as notas exigidas, os cargos e como a prova foi aplicada no Concurso Fundação Araucária

Os candidatos que participaram do certame para a Fundação Araucária aguardam agora a divulgação dos resultados e dos gabaritos oficiais, depois da aplicação das etapas previstas no edital. O processo seletivo, voltado a funções como Técnico em Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, Técnico de Tecnologia da Informação Junior, Analista em Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, e Procurador, seguiu as fases previstas, com avaliação objetiva, discursiva quando aplicável, e prova de títulos.

Como foi a prova objetiva

Com duração de 5 horas, a prova objetiva foi composta por 50 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas, sendo apenas uma a correta. A avaliação teve escala de 0 a 100 pontos, e, conforme as regras do certame, Para ser considerado aprovado nesta etapa, o candidato teve de obter, no mínimo, 50% da pontuação máxima, que escala de 0 a 100 pontos.

Os candidatos devem ficar atentos ao gabarito oficial, e às orientações da banca para recursos. A própria estrutura da prova, com tempo estendido, exigiu atenção à gestão do tempo e revisão das respostas.

Prova discursiva, redação e peça prática

Para os cargos de Analista em Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação e Procurador, houve aplicação conjunta da prova discursiva com a objetiva. O exame foi composto por uma redação (para Analista) e uma peça prática (para Procurador), ambos valendo 40 pontos.

No caso da redação, O candidato quando da execução da REDAÇÃO, dispôs de, no máximo, 30 linhas para elaboração do texto, sendo desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima permitida. Para a peça prática, Já para execução da PEÇA PRÁTICA, o candidato dispôs de, no máximo, 60 linhas para resolução da prova, sendo desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima permitida.

Além disso, havia um corte mínimo específico, O candidato teve de obter nota igual ou superior a 20 pontos para ser oficialmente aprovado nesta etapa. Por isso, desempenho equilibrado entre a objetiva e a discursiva foi determinante para a classificação final dos concorrentes a esses cargos.

Prova de títulos e critérios de classificação

A etapa final foi a prova de títulos, cujo objetivo foi avaliar a formação acadêmica dos candidatos com critérios e pontuações definidos no edital. A prova de títulos visou avaliar as titulações acadêmicas dos candidatos a partir de critérios e pontuações para fins classificatórios. Essa fase é classificatória, e soma pontos úteis para quem já alcançou a pontuação mínima nas fases anteriores.

Todos os documentos apresentados na prova de títulos passam por conferência rigorosa, por isso é essencial que os candidatos acompanhem prazos e editais complementares, e mantenham seus dados e diplomas organizados para envio e validação.

Cargos, atribuições e o que esperar após a divulgação

Os cargos contemplados no certame demandam perfis distintos. Entre as atribuições descritas no edital, estão funções técnicas e de gestão. Por exemplo, a descrição de cargo traz que o Técnico em Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): Contribui para o crescimento da Fundação Araucária, executando atividades pertinentes aos serviços e programas de fomento à pesquisa científica e tecnológica, seguindo processos e rotinas pré-estabelecidas, com responsabilidade, qualidade e ética profissional, através da atuação no âmbito da Presidência, Diretoria Administrativa e Financeira e Diretoria Técnica.

Outro exemplo, a vaga de Técnico de Tecnologia da Informação Junior prevê atribuições como supervisionar tecnologia e sistemas, garantir segurança de dados e auditar sistemas. Já o cargo de Analista em Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação destaca que esse profissional Contribui para o crescimento da Fundação Araucária, desenvolvendo ações e procedimentos pertinentes aos serviços e programas de fomento à pesquisa científica e tecnológica, com responsabilidade, qualidade e ética profissional, através da atuação no âmbito da Presidência, Diretoria Administrativa e Financeira e Diretoria Técnica. O Procurador, por sua vez, deve Exercer as funções de assessoria e consultoria jurídica aos órgãos superiores de Administração a Fundação Araucária em atividades preventivas, orientativas e de contencioso nas áreas administrativa e judicial.

Agora, com as provas aplicadas, a expectativa dos candidatos é pela publicação dos gabaritos, pelos resultados da correção discursiva, e pela homologação final do concurso. A Fundação Araucária deve divulgar comunicados oficiais no site institucional sobre prazos para recursos e publicação das notas finais.

Para quem quer se preparar para próximas fases ou editais semelhantes, há ofertas de cursos especializados, e centros de preparação que focam tanto em conhecimentos específicos de CT&I e TI, como em técnicas de redação e prática jurídica. Acompanhe o site oficial da Fundação Araucária e o edital para confirmar prazos, recursos e a lista definitiva de aprovados.

Se você participou do certame, verifique regularmente os canais oficiais da instituição, guarde comprovantes, e, caso necessite, prepare recursos dentro dos prazos estabelecidos. Boa sorte aos candidatos na etapa final de conferência e classificação.